TRATAMENTO DE EFLUENTE ADVINDO DE PROCESSO INDUSTRIAL SUBMETIDO A DIFERENTES TEMPOS DE REAÇÃO EM REATOR ANAERÓBIO EM BATELADA SEQUENCIAL

Autores

  • Rayanne Karlla Santos da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antonio Pedro de Oliveira Netto Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v16i3.7389

Palavras-chave:

Matéria Orgânica, Descarte de Efluentes, Legislação

Resumo

O desenvolvimento da indústria acarreta impactos negativos para o meio ambiente com a geração de efluentes líquidos advindos, especialmente, de processos industriais, os quais devem ser providos de tratamento adequado antes da destinação final. Relacionar o custo do tratamento com a eficiência é um desafio para o processo. Nesta ótica, o trabalho em questão buscou associar o tratamento biológico anaeróbio ao processo de batelada, com a finalidade de se obter resultados satisfatórios para remoção de poluentes com altas concentrações de matéria orgânica, visando baixo tempo de detenção hidráulica (TDH). Foi feita a comparação para dois ciclos distintos cuja variante foi o tempo de agitação na etapa de reação, o primeiro ciclo com tempo total de 13h40min, com 10h de agitação e o segundo ciclo com tempo total de 9h40min e agitação de 6h na etapa de reação. Os resultados obtidos constam eficiência máxima de 75% para remoção de DBO no ciclo 1 e 63% para o ciclo 2. Os bons resultados indicam, de acordo com resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que a operação em batelada se torna alternativa para descarte do efluente tratado, conforme capacidade de autodepuração do corpo receptor.

Biografia do Autor

Rayanne Karlla Santos da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Área de Geotecnia.

Antonio Pedro de Oliveira Netto, Universidade Federal de Alagoas - Campus do Sertão

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo USP. Professor Adjunto - Eixo da Tecnologia UFAL (Campus do Sertão). 

Downloads

Publicado

2022-12-29

Edição

Seção

Artigos