VULNERABILIDADE À POLUIÇÃO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NO NÚCLEO URBANO DO DISTRITO DE MONTE ALTO, ARRAIAL DO CABO, RJ

Autores

  • Lucas de Carvalho Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/ Curso de Esp. em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras - COECAAC/CAC
  • Rafael Alexandre Rizzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/Professor EBTT
  • Glaubert Lucas de Carvalho Cabral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/Técnico de Laboratório da Área Química/Biologia do IFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v15i2.7442

Palavras-chave:

Método GOD, Água Subterrânea, Vulnerabilidade.

Resumo

 A inadequada infraestrutura das cidades construídas em ambientes costeiras coloca em risco um recurso fundamental para o bem-estar humano e aos ecossistemas naturais, a água. Diante disso, a pesquisa teve como finalidade a aplicação do método GOD para determinar o índice de vulnerabilidade à poluição das águas subterrâneas do núcleo urbano de Monte Alto, região estuarina que vem crescendo em um ritmo acelerado e por consequência vem sofrendo com a insuficiência da infraestrutura urbana implantada, com ocupações desordenadas do solo e conflitos em áreas de proteção ambiental. Através do Método GOD foi possível constatar que 94,76% da área de estudo apresenta classe de vulnerabilidade alta, enquanto 5,26% apresenta classe vulnerabilidade mediana. A pesquisa também conta com uma avaliação da vulnerabilidade e a influência do meio físico na definição dos graus de risco de contaminação, na perspectiva da geração de subsídios para o planejamento municipal. O resultado permitiu estabelecer uma relação que certifica que o avanço da ocupação urbana sobre as áreas de proteção ambiental pode contribuir com o aumento do risco de contaminação da água subterrânea da região. De posse deste estudo os planejadores locais podem decidir sobre o desenvolvimento de políticas de proteção e monitoramento das águas subterrâneas nesta área.   

Biografia do Autor

Lucas de Carvalho Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/ Curso de Esp. em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras - COECAAC/CAC

 Curso de Esp. em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras - COECAAC/CAC, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ, Arraial do Cabo, RJ, Brasil. 

Rafael Alexandre Rizzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/Professor EBTT

 Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Glaubert Lucas de Carvalho Cabral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ/Técnico de Laboratório da Área Química/Biologia do IFRJ.

 Técnico de Laboratório da Área Química/Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.  

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos