MACRÓFITAS AQUÁTICAS DO PARQUE NACIONAL SERRA DE ITABAIANA, SERGIPE, BRASIL

Autores

  • Thieres Santos Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Juliano Ricardo Fabricante Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v15i1.7538

Palavras-chave:

Levantamento Florístico, Hidrófitas, Mata Atlântica, Unidade de Conservação, Formas de Vida.

Resumo

As macrófitas aquáticas são um grupo de plantas de extrema importância para os ecossistemas aquáticos. A despeito dessa relevância, não existem trabalhos direcionados ao grupo no Parque Nacional Serra de Itabaiana (PARNASI), importante unidade de conservação do estado de Sergipe. Assim, este estudo objetivou inventariar as macrófitas aquáticas presentes no PARNASI e em áreas vizinhas. O levantamento florístico foi realizado por meio de busca ativa em nove diferentes ambientes. Ao todo foram inventariadas 63 espécies pertencentes a 29 famílias, sendo Cyperaceae (14,28%) e Lentibulariaceae (12,7%) as famílias com mais representantes. As espécies da família Lentibulariaceae e Apteria aphylla (Nutt.) Barnhart ex Small foram os táxons mais frequentes. Esses resultados sugerem que os ambientes aquáticos amostrados possuem boas condições de conservação, uma vez que estas espécies são bioindicadoras de qualidade ambiental. A forma de vida com mais representantes foi a anfíbia com 55 espécies (87,3%). A baixa ocorrência de outras formas de vida devem-se as caracterísitcas dos ambientes amostrados, sistemas lóticos com fortes correntezas. Além de possuir uma riqueza de espécies maior quando comparada com outras áreas estudadas no Nordeste, a comunidade de macrófitas aquáticas do PARNASI apresenta uma composição única, atributos que refletem a importância do local estudado para a conservação desse grupo de plantas.

Biografia do Autor

Thieres Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe

  1. Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Departamento de Biociências, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, Sergipe, Brasil.

Juliano Ricardo Fabricante, Universidade Federal de Sergipe

  1. Laboratório de Ecologia e Conservação da Biodiversidade, Departamento de Biociências, Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, Sergipe, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-27

Edição

Seção

Artigos