FUNGOS ENDOFÍTICOS NA ILHA DE UPAON-AÇÚ, MARANHÃO, BRASIL, E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSERVAÇÃO DA FLORA
Palavras-chave:
micologia, microrganismos, ascomicetos, taxonomia, hospedeiroResumo
As relações entre plantas e microrganismos são conhecidas há bastante tempo. É importante ter o conhecimento sobre a diversidade desses organismos por inúmeros motivos: inicialmente pela falta de informações (para elucidar a base biológica dessas interações); saber porque os endofíticos são vantajosos, já que diversos benefícios para a planta têm sido atribuídos à presença deles; muitos são usados como agentes de controle biológico de pragas e doenças; também deve-se a eles a produção de antibióticos e outros metabólicos secundários de interesse farmacológico como agentes redutores do colesterol (estatina), agentes imunossupressores (ciclosporina A) entre outros; sem falar que são ótimos bioindicadores e têm sua importância na indústria agroquímica. Considerando a importância do conhecimento da biodiversidade e necessidade de conservação dos recursos naturais, o objetivo do trabalho foi realizar levantamento da diversidade de fungos associados às plantas da Ilha de Upaon-Açú – MA. Os espécimes férteis coletados durante as excursões de campo ou que floresceram em cultivo foram prensados, secos em estufa, herborizados e depositados no herbário da Universidade Federal do Maranhão. A classificação taxonômica dos fungos endofíticos foi realizada pelo menos a nível de gênero. Identificou-se pelo menos 23 espécies de fungos endofíticos isolados das 12 espécies de plantas coletadas e analisadas, pertencentes a 12 gêneros diferentes. Os isolados identificados estão disponíveis na coleção de fungos do Laboratório de Micologia do DEPAT/NIBA/UFMA e serão usados para futuras pesquisas na área de saúde e/ou ambiental.Downloads
Publicado
2023-07-26
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.