CARACTERIZAÇÃO DE EFLUENTES DE LATICÍNIO E AVALIAÇÃO DA TRATABILIDADE COM DIFERENTES TEMPOS DE DETENÇÃO HIDRAÚLICA

Autores

  • Tânia Galavote Centro Universitário FAESA
  • Ana Carolina Magris Pádua Centro Universitário FAESA
  • Nelson Rubens Nascimento Del'Antonio Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Ibatiba

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v16i2.7811

Palavras-chave:

Efluente tratado, Carga orgânica, lodos ativados

Resumo

O objetivo deste trabalho foi caracterizar e tratar o efluente de uma indústria de laticínios localizada na região da Grande Vitória, no estado do Espírito Santo, Brasil. O sistema adotado consistiu em lodos ativados de aeração prolongada de fluxo intermitente. O tratamento se deu através de dois reatores com TDH’s distintos, de 22 h e 46 h, em escala laboratorial. O efluente bruto foi caracterizado pelos parâmetros DQO, DBO5, Turbidez, pH, PTotal, NTotal e série sólidos e, o efluente tratado, pelos parâmetros DQO, DBO5, Turbidez e pH. Durante o experimento avaliou-se o desempenho de tratamento nos dois reatores, onde compararam-se as características do efluente tratado com o efluente bruto e a legislação. A eficiência do reator de 46 h foi superior ao reator de 22 h, cerca de 5 % a mais para DQO e 3 % para DBO5, enquanto o percentual de eficiência de remoção da turbidez foi de 97 % no reator de 46 h e 87 % no reator de 22 h, demonstrando que o efluente apresenta bom potencial de tratamento utilizando os parâmetros operacionais testados.

Biografia do Autor

Tânia Galavote, Centro Universitário FAESA

Graduada em Engenheira Ambiental (2018) e pós graduada em Engenheira de Segurança do Trabalho (2019), ambos pelo Centro Universitário FAESA. Atualmente sou estudante de mestrado do programa de pós graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ana Carolina Magris Pádua, Centro Universitário FAESA

Possuo formação técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com conclusão em 2014.
Sou bacharela em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Faesa, com conclusão em 2018.
Atuei 2 anos (2018-2020) como técnica de laboratório acadêmico no Centro Universitário Faesa, nos laboratórios de Química, Física e Biologia.

Nelson Rubens Nascimento Del'Antonio, Instituto Federal do Espírito Santo, Campus de Ibatiba

Graduado em Engenharia Ambiental (2006) e Mestre em Ciência Florestal (2008) ambos cursos realizados na Universidade Federal de Viçosa. Atuou como Agente de Meio Ambiente no Instituto Estadual de Meio Ambiente entre os anos de 2009 a 2017. Foi Gerente de Regulação da Agência Estadual de Recursos Hídricos do estado do Espírito Santo (AGERH) entre os anos de 2017 e 2018 e professor do Centro Universitário FAESA entre os anos de 2011 a 2018. Atualmente é professor do IFES (Campus Ibatiba). Possui experiência na área de tratamento de águas residuárias, recursos Hídricos, qualidade das águas, saneamento básico, controle ambiental na indústria, licenciamento ambiental e tecnologia de celulose e papel.

Downloads

Publicado

2022-08-23

Edição

Seção

Artigos