RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS: proposição de um fluxograma para proteção ambiental
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v16i1.8181Palavras-chave:
resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, acordo setorial, impactos ambientaisResumo
Desde 2015, o Brasil se encontra como o primeiro produtor de resíduo eletroeletrônico da América Latina e o segundo nas Américas. O levantamento das perspectivas para manejo adequado destes resíduos é imprescindível. O presente artigo propõe uma revisão da literatura sobre as possibilidades de manejo apropriado para os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos - REEE, com ênfase em resíduos de computadores e dos seus componentes. Utiliza metodologia qualitativa, quando foram consultadas as bases de dados nos portais da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) dentre outros. Conclui-se que no Brasil inúmeras leis asseguram o manejo de REEE, a exemplo da Lei Federal nº 12.305/2010 e o Decreto nº 10.240. Entretanto, na prática isto ainda não ocorre.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.