PROTOCOLOS E METODOLOGIAS DO ENSAIO DE DNA COMETA EM PEIXES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Alanna Garla Instituto Federal do Paraná Campus Londrina
  • Thiago Henrique Gruener Instituto Federal do Paraná Campus Londrina
  • Luciana Fernandes de Oliveira Instituto Federal do Paraná Campus Londrina
  • Daniel Meneguello Limeira Instituto Federal do Paraná Campus Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v16i2.8376

Palavras-chave:

Ecotoxicologia, Genotoxicidade, Biomarcadores, Bioindicadores, Ictiofauna

Resumo

O Ensaio do DNA Cometa é um dos marcadores mais utilizados para detectar danos no DNA. Essa técnica consiste em englobar células em gel, provocar a lise das membranas e submeter à corrente elétrica, resultando em diferentes deslocamentos que podem indicar a presença de quebras. Diversos contaminantes nos rios e lagos possuem a capacidade de provocar quebras ao DNA de organismos aquáticos. O objetivo deste trabalho foi analisar as metodologias empregadas nos trabalhos de biomonitoramento de ambientes aquáticos que utilizaram o Ensaio de DNA Cometa em peixes. Para isso, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, através do Portal de Periódicos da CAPES. A revisão minuciosa dos artigos levantados demonstrou variações sutis nos delineamentos experimentais, a depender dos objetivos de cada trabalho. Também foi possível verificar pequenas variações nas etapas de lise e de coloração, mas os protocolos, em geral, apresentaram certa uniformidade, constatando assim tendências nas adaptações requeridas no uso dessa técnica. Os dados aqui levantados podem auxiliar pesquisadores na padronização das técnicas de Ensaio de DNA Cometa, levando à economia de recursos e de tempo.

Biografia do Autor

Daniel Meneguello Limeira, Instituto Federal do Paraná Campus Londrina

Possuo graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2005), mestrado em Genética e Melhoramento pela mesma universidade (2007) e doutorado em Genética Evolutiva e Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente, sou professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná campus Londrina, onde atuo no Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, na Graduação e na Pós-Graduação. Na pesquisa, atuo nas áreas de genética de populações naturais, com diferentes marcadores e abordagens.

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Publicado

2022-08-29

Edição

Seção

Artigos