REGISTRO DE ANOMALIA PIGMENTAR EM ZONOTRICHIA CAPENSIS (AVES: PASSERELLIDAE) NO SUL DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v16i1.8448

Palavras-chave:

Diluição pastel, Ibirapuitã, Zonotrichia capensis

Resumo

A coloração da plumagem das aves é um elemento primordial para a identificação das espécies em campo. Contudo anomalias de origem genética, metabólica ou ocasionadas por fatores ambientais podem alterar em alguns indivíduos o padrão de cores conhecido para a uma determinada espécie, dificultando em um primeiro momento sua identificação. Mesmo com o crescente número de observadores de aves, muitos destes registros seguem desconhecidos para a ciência. O presente estudo relata o primeiro caso de diluição pastel em Zonotrichia capensis (tico-tico) no Brasil, anomalia pigmentar incomum para a ordem Passeriformes. O registro foi baseado no encontro de um indivíduo em vida livre nos campos sulinos do Rio Grande do Sul, Brasil. Este registro contribui para o conhecimento da variedade de anomalias cromáticas encontradas na família Passerellidae.

Biografia do Autor

Izidoro Sarmento do Amaral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutorando e Mestre (2019) em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel (2014) e graduação em Ciências - Biologia Licenciatura (2010)ambos pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente atua no monitoramento de mamíferos pela Ardea Consultoria Ambiental.

Jéssica Bandeira Pereira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestranda em Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel (2019) pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atualmente atua no monitoramento de mamíferos pela Ardea Consultoria Ambiental.

Aurélea Mader, Ardea Consultoria Ambiental

Sócia-diretora da Ardea Consultoria Ambiental

Downloads

Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Artigos