REGISTRO DE ANOMALIA PIGMENTAR EM ZONOTRICHIA CAPENSIS (AVES: PASSERELLIDAE) NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v16i1.8448Palavras-chave:
Diluição pastel, Ibirapuitã, Zonotrichia capensisResumo
A coloração da plumagem das aves é um elemento primordial para a identificação das espécies em campo. Contudo anomalias de origem genética, metabólica ou ocasionadas por fatores ambientais podem alterar em alguns indivíduos o padrão de cores conhecido para a uma determinada espécie, dificultando em um primeiro momento sua identificação. Mesmo com o crescente número de observadores de aves, muitos destes registros seguem desconhecidos para a ciência. O presente estudo relata o primeiro caso de diluição pastel em Zonotrichia capensis (tico-tico) no Brasil, anomalia pigmentar incomum para a ordem Passeriformes. O registro foi baseado no encontro de um indivíduo em vida livre nos campos sulinos do Rio Grande do Sul, Brasil. Este registro contribui para o conhecimento da variedade de anomalias cromáticas encontradas na família Passerellidae.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.