ALTERNATIVA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE FORNOS DE QUEIMA: UMA ANÁLISE

Autores

  • Thaysi Castro Coelho Universidade Federal do Tocantins
  • Juan Carlos Valdés Serra Universidade Federal do Tocantins
  • Jordanna Barreira Lustosa Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.18316/853

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, tratamento de resíduos sólidos, fornos de queima de resíduos sólidos, aproveitamento energético

Resumo

Atualmente, presencia-se uma nova alternativa para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos, constituída por uma tecnologia que promove a redução do volume do resíduo sólido aliada à geração de energia. Essa tecnologia denomina-se fornos de queima de resíduos, que teve sua maior expansão na Europa e Estados Unidos, sendo, nos dias atuais, introduzida no Brasil, ainda de maneira tímida, não possuindo grandes plantas em operação. Logo, a partir de levantamento bibliográfico e da identificação das usinas em operação, a proposta foi realizar um estudo das aplicações da tecnologia de queima de resíduos sólidos para geração de energia no Brasil. Paralelamente, realizou-se uma breve comparação entre essa tecnologia e a disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários, sendo possível constatar que, embora não tendo grandes unidades em operação, o Brasil possui um potencial energético para esse tipo de tratamento, colocando-o em destaque diante de países da Europa, na qual a utilização de fornos de queima para promover o tratamento dos resíduos sólidos urbanos já é uma realidade evidente e onde se encontram localizadas 60% das usinas de aproveitamento energético existentes no mundo. Todavia, o potencial do Brasil é observado no quantitativo de resíduos, com o montante de 53 milhões de toneladas por ano, destacando-se ainda que o potencial calorífico de um dos constituintes do lixo doméstico, o plástico, cerca de 46.000 kJ de energia recuperável por quilo, aproximadamente três vezes a energia contida no carvão de média qualidade.

Biografia do Autor

Thaysi Castro Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins, onde se formou no ano de 2011, em 2012 conclui na Universidade Federal de Goiás a especialização em tratamento e disposição final de resíduos sólidos e líquidos, e a atualmente desenvolve na Universidade Federal do Tocantins o mestrado profissionalizante em engenharia ambiental.

Juan Carlos Valdés Serra, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor do Curso de Engenharia Ambiental e do Mestrado em Agroenergia e do Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Artigos