AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUPERFICIAL NO INTERIOR DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO BANHADO GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.18316/rca.v16i3.8942Palavras-chave:
Qualidade da água, Parâmetros de qualidade da água, Unidades de conservação, AgrotóxicosResumo
A Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande (APABG), localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, abriga áreas úmidas importantes à dinâmica da Bacia, controlando a vasão e promovendo diversos serviços ecossistêmicos. Na APABG, a qualidade ambiental da água é monitorada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler (FEPAM). Dentre os parâmetros físico-químicos e biológicos requeridos para enquadramento das águas pela Resolução CONAMA nº 357/2005, as análises realizadas pela FEPAM não abrangem ainda os parâmetros de agrotóxicos. Para assegurar um completo enquadramento, dados do monitoramento de agrotóxicos do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIÁGUA) poderiam ser usados como alternativas complementares. Neste sentido, o presente estudo objetivou o enquadramento das águas superficiais na APABG segundo a Resolução CONAMA nº 357/2005, a partir das análises ambientais realizadas pela FEPAM e pelo VIGIÁGUA no período de 2016 a 2018. Foram interpretados dados obtidos pela FEPAM para os parâmetros de demanda bioquímica de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, turbidez e Escherichia coli provenientes de quatro pontos de amostragem, e dados de E. coli e agrotóxicos do VIGIÁGUA. Dentre os resultados apresentados, verificaram-se não conformidades com o enquadramento proposto para a Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico RCA - Revista de Ciências Ambientais em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Rbca foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.