Formação de professores de Educação Física: identidade profissional docente

Autores

  • Telma Sara Matos Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG
  • Vilma Leni Nista-Piccolo Universidade de Sorocaba, SP
  • Maria Celia Borges Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

DOI:

https://doi.org/10.18316/2237-8049-2016.5

Palavras-chave:

Formação de professores. Identidade profissional. Educação Física.

Resumo

http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049.2016.5

Esse ensaio tem o objetivo de discorrer sobre a identidade profissional docente com enfoque em identidade profissional do professor de Educação Física (EF). Mesmo que o professor entenda a necessidade de apreensão de saberes e habilidades essenciais para sua atuação, é indispensável que compreenda a importância de desenvolver uma identidade profissional para consolidar seu trabalho. É no início de sua formação que o professor amplia seu repertório de saberes, habilidades e competências, que serão o alicerce de sua identidade profissional. Em meio a esse discurso, outras vertentes de trabalho passam a existir, contribuindo para a consolidação dessa identidade do professor de EF. A base da atuação profissional é adquirida na formação inicial, sendo uma construção dinâmica, contínua, resultado de processos de socialização.

Palavras-chave: Formação de professores. Identidade profissional. Educação física.


Training of Physical Education teachers: teacher professional identity

Abstract

This essay aims to discuss the teacher professional identity with focus on the professional identity of the Physical Education (PE) teacher. Even if the teacher understands the need of getting essential knowledge and skills to improve his/her performance, it is indispensable for him/her to understand the importance of developing a professional identity to consolidate his/her work. It is at the beginning of his/her training that the teacher extends his/her knowledge, skills and competences, which will be the foundation of his/her professional identity. In the midst of this discourse, other strands of work begin to exist, thereby contributing to the consolidation of the PE teacher identity. Professional activity basis is gained in initial training, being a dynamic and continuous construction, which is a result of socialization processes.

Keywords: Teacher training. Professional identity. Physical Education.

Biografia do Autor

Telma Sara Matos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do Grupo de Estudos Potencial, que se dedica aos estudos e pesquisas sobre formação e atuação profissional de professores de Educação Física e sobre as Inteligências Múltiplas. Membro da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte). Psicóloga do Centro de Treinamento de Atletismo Caixa SESI Uberlândia - MG, fazendo parte da Confederação Brasileira de Atletismo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2476031307175996

Vilma Leni Nista-Piccolo, Universidade de Sorocaba, SP

Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas, SP; Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Coordena o Grupo de Pesquisa POTENCIAL, que tem como foco de estudo as diferentes questões que permeiam o cotidiano escolar, os conteúdos, métodos de ensino e os processos de avaliação ali desenvolvidos, além de identificar a percepção dos integrantes desse ambiente sobre inteligência humana. É pesquisadora do CNPq.Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7144740286058457

Maria Celia Borges, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG

Doutorado pela PUCSP no Programa de Educação/Currículo. Pós-doutorado em Educação pela FEUSP, no programa do Dpto. Filosofia da Educação e Ciências da Educação. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal; Desenvolve pesquisa com projetos aprovados e financiados pela FAPEMIG e CNPQ. Docente do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), (Formação de professores- Linha 2) . Líder do GPEFORM / Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Formação de Professores. Membro do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT)
Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5826866488560826

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Publicado

2016-06-30