Diversidade na educação: um debate sobre direitos humanos, cultura e linguagem

Autores

  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.
  • Talita Santana Maciel Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i20.3398

Palavras-chave:

Diversidade. Educação. Direitos humanos. Cultura. Linguagem.

Resumo

Compreendida como construção social, cultural, histórica e política das diferenças, a diversidade realiza-se em meio às relações de poder e ao crescimento das desigualdades que se acentuam em âmbito nacional e internacional. Neste contexto, diferentes alternativas e proposições econômicas, políticas e teóricas têm sido desencadeadas no Brasil na tentativa de apontar caminhos ao trabalho com a diversidade. Quanto à educação escolarizada, a Educação em Direitos Humanos (EDH), campo recente de estudos em educação, é uma dessas alternativas. O presente estudo bibliográfico tem como objetivo, portanto, discutir a diversidade humana sob o prisma da educação em direitos humanos, levando em consideração a relação dialética entre igualdade e diferença, bem como a relação entre diversidade, cultura e linguagem.

Biografia do Autor

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal; Professora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Talita Santana Maciel, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Integrante do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia e do Grupo de Pesquisa Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.

Downloads

Publicado

2018-07-10

Edição

Seção

Artigos