Educação integral em São João de Meriti: conceitos em desalinho

Autores

  • Karine Vichiett Morgan Universidade Federal Fluminense, RJ
  • Jorge Nassim Vieira Najjar Universidade Federal Fluminense, RJ
  • Waldeck Carneiro da Silva Universidade Federal Fluminense, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i17.3421

Palavras-chave:

Política Pública. Programa Mais Educação. Educação Integral.

Resumo

A Educação Integral em tempo integral é tema atualmente corrente tanto na academia quanto na sociedade civil. Isso se deve, em grande medida, à aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que aponta para o progressivo aumento da carga horária diária nas escolas públicas do país. O tema ganhou maior relevância após o ano de 2007, quando do lançamento do Programa Mais Educação, cujo objetivo, em última instância, é melhorar a qualidade da educação pública oferecida. Partindo da ideia de que o conceito de educação em tempo integral está em disputa, buscamos descortinar os conceitos aos quais se referem profissionais da rede municipal do município de São João de Meriti. A análise dos conteúdos das falas dos atores envolvidos na política municipal de educação em tempo integral nos permitiu extrair os elementos que compõem seus imaginários sobre o tema.

Palavras chave: Política Pública. Programa Mais Educação. Educação Integral.

Comprehensive education in São João de Meriti: unbalanced concepts

Abstract

Full-time Comprehensive Education is a current theme both in academia and civil society. This is largely due to the adoption of the Law of Guidelines and Bases of National Education, which indicates progressive increase of the length of the school day in public schools nationwide. The theme became more relevant after 2007 when Mais Educação Program, whose objective is to improve the quality of the education offered throughout the nation’s public school systems, was launched. Based on the idea that Full-time Comprehensive Education is a polysemic concept, we search to uncover the concepts referred by the professionals of education from São João de Meriti. The analysis of the content of the speeches from those involved in the municipal politics of Full-time Education allowed us to extract the elements that made up their minds about the theme.

Keywords: Public Policy. Mais Educação Program. Full-time Education.

Biografia do Autor

Karine Vichiett Morgan, Universidade Federal Fluminense, RJ

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF, RJ. Professora da Educação Básica Pública, Supervisora Educacional e membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro, representante da ANPAE/RJ e Bolsista CAPES.

Jorge Nassim Vieira Najjar, Universidade Federal Fluminense, RJ

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal Fluminense, RJ, Diretor da Seção Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE-RJ, membro da Coordenação Colegiada do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Waldeck Carneiro da Silva, Universidade Federal Fluminense, RJ

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris (França). Professor da Universidade Federal Fluminense, RJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação (GRUPPE/CNPq).

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2017-10-04

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Artigos