Interdisciplinaridade e pedagogia mediadora como articuladoras na formação de pesquisadores do desenvolvimento comunitário

Autores

  • Cristiana Magni Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR/Professor.
  • Rafael Siqueira de Guimarães Universidade Federal do Sul da Bahia/Professor.
  • Rosane Andrade Torquato Faculdade Fidélis, Curitiba, PR/Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.3719

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade. Pedagogia mediadora. Pesquisador da Pós-Graduação. Pesquisa participante. Desenvolvimento Comunitário.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de formação de pesquisadores na disciplina Pesquisa de Investigação Exploratória da Comunidade (PIEC) vinculada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário (Unicentro, PR). Os desafios deste percurso formador aumentam ainda mais pela caracterização peculiar e dinâmica da interdisciplinaridade. Identifica-se a pedagogia mediadora como principal concepção e prática dos docentes na organização de seu trabalho pedagógico. Descreve-se resumidamente a trajetória da relação ensino-aprendizagem que privilegiou o diálogo, o respeito e a pesquisa participante como pontos essenciais no processo da formação do pesquisador interdisciplinar. Evidencia-se a importância de espaços formadores que privilegiem a relação teoria-prática na produção de novos conhecimentos que surgem da dinâmica entre pesquisadores e comunidades pesquisadas.

Biografia do Autor

Cristiana Magni, Universidade Estadual do Centro-Oeste, PR/Professor.

Doutora em Genética pela Universidade Federal do Paraná; Vice-chefe do Departamento de Fonoaudiologia e Docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro Oeste, PR.

Rafael Siqueira de Guimarães, Universidade Federal do Sul da Bahia/Professor.

Doutor em Sociologia pela Unesp; Docente do Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia; orientador do Mestrado em Educação na Unicentro-PR.

Rosane Andrade Torquato, Faculdade Fidélis, Curitiba, PR/Professor.

Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste -  UNICENTRO – PR; Docente na Faculdade Fidélis, Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos