Aplicação do método TOPSIS na avaliação dos critérios utilizados na seleção de docentes em uma instituição de ensino superior

Autores

  • Marcelo Contente Arese Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Luiz Alberto Duncan Rangel Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • James Hall Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Luiz Perez Zotes Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Noemi Bonina Universidade Federal Fluminense, RJ.
  • Marcelo Jasmim Meiriño Universidade Federal Fluminense, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3906

Palavras-chave:

MEC. Seleção de docentes. TOPSIS.

Resumo

A qualidade do corpo docente é uma das dimensões na qual o MEC - Ministério da Educação e Cultura avalia um curso superior de graduação. A seleção de docentes torna-se então um processo estratégico nesse contexto. Este artigo apresenta os resultados da análise feita nos critérios utilizados por uma IES - Instituição de Ensino Superior na seleção de seu corpo docente. A análise foi feita com emprego do método TOPSIS - Technique for Order Preference by Similarity to Ideal Solution ao resumo das respostas dadas por coordenadores de curso a um questionário que solicitava a quantificação da importância de cada um dos critérios que norteiam o processo de seleção de docentes. Por fim, é feito um comparativo entre os critérios preferenciais utilizados pela IES em estudo e os critérios utilizados pelo MEC na avaliação de corpo docente.

Palavras-chave: MEC. Seleção de docentes. TOPSIS.

Biografia do Autor

Marcelo Contente Arese, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutorando no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ; Mestre em Sistemas de Gestão.

Luiz Alberto Duncan Rangel, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutorado em Engenharia de Produção na UFRJ; Docente no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ.

James Hall, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutorando no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ; Mestre em Engenharia Civil. 

Luiz Perez Zotes, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutor em Engenharia de Produção, UFRJ/COPPE; Docente no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ.

Noemi Bonina, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutoranda no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ; Mestre em Administração.

Marcelo Jasmim Meiriño, Universidade Federal Fluminense, RJ.

Doutor em Engenharia Civil; Docente no Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense, RJ.

Referências

ALVIM, E. S. G.; SANTOS, I. E.; SENA, L. G.; FREITAS, R. R.; GONÇALVES, W. Modelo de apoio à tomada de decisão para seleção de fornecedores por meio do Analytic Hierarchy Process (AHP). In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015. Anais... Ponta Grossa, PR, 2015.

BOCLIN, R. Avaliação de Docentes do Ensino Superior: Um Estudo de Caso. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, v. 45, p. 959-980, 2004.

BULGURCU, B. K. Application of TOPSIS technique for financial performance evaluation of technology firms in Istanbul stock exchange market. Procedia: Social and Behavioral Sciences, v. 62, n. 1, p. 1033-1040, 2012.

COSTA, L. S.; DUARTE JÚNIOR, A. M. Uma metodologia para a pré-seleção de ações utilizando o método multicritério TOPSIS. In: XLV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 2013. Anais... Natal, RN, 2013.

FERNANDES, D. Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades. Alfragide: Texto Editores, 2008.

HEIN, N.; DEGENHART, L.; VOGT, M.; KROENKE, A.; CAMPESTRINI, Ivan Marcos. Método TOPSIS na avaliação das empresas listadas no IBrX-100: uma avaliação multicritério dos impactos ambientais. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2015. Anais… Ponta Grossa, PR, 2015.

HWANG, C. L., YOON, K. Multiple attribute decision making methods and applications. New York: Springer-Verlag, 1981.

KROHLING, R. A.; SOUZA, T. T. M. Dois exemplos da aplicação da técnica TOPSIS para Tomada de Decisão. Revista de Sistemas de Informação da FSMA, Visconde de Araújo, n. 8, p. 31-35, 2011.

LIMA JÚNIOR, F. R.; CARPINETTI, L. C. R. Uma comparação entre os métodos TOPSIS e Fuzzy ?TOPSIS no apoio à tomada de decisão multicritério para seleção de fornecedores. Gestão e Produção, São Carlos, v. 22, n. 1, p. 17-34, 2015.

MACHADO, J. L. M.; MACHADO, V. M.; VIEIRA, J. E. Formação e seleção de docentes para currículos inovadores na graduação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 3, p. 326–333, 2011.

MEYER, P.; ROUBENS, M. Choice, ranking and sorting in fuzzy multiple criteria decision aid. In: FIGUEIRA, J.; GRECO, S.; EHRGOTT, M. (Eds.). Multiple Criteria Decision Analysis: State of the Art Surveys. Ed. Springer, cap. 12, p. 471-503, 2005.

Downloads

Publicado

2018-01-05

Edição

Seção

Artigos