Reflexões científicas no contexto da equoterapia: uma análise em pesquisas realizadas de 2006 a 2016

Autores

  • Marcos Antonio Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertão
  • Gustavo Roese Sanfelice Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.3998

Palavras-chave:

Reflexões Científicas. Pesquisa Bibliométrica. Equoterapia

Resumo

O artigo objetivou analisar as pesquisas em equoterapia na modalidade de stricto sensu disponíveis no banco de dados da CAPES, no período de 2006 a 2016. Buscou-se identificar as principais constatações atribuídas aos estudos. Optou-se pela pesquisa bibliográfica e bibliométrica. Foram analisados 40 estudos distribuídos em 29 Programas de Pós-graduação ofertados em 22 universidades brasileiras. As principais constatações evidenciam ganhos biológicos, psicológicos, cognitivos e sociais. Entretanto, verificou-se a carência no esclarecimento dos procedimentos metodológicos na maioria dos estudos identificados. A análise sinaliza um campo científico ainda pouco explorado e a necessidade de aprofundamento científico para avançar no desenvolvimento do conhecimento acerca da equoterapia.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertão

Mestre em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ, Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, da Universidade FEEVALE, de Novo Hamburgo/RS; Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus Sertão, nos cursos de Pós-graduação em Teorias e Metodologias na Educação.

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS; Professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social/ Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos