O olhar do imaginário social sobre as representações de gênero permeadas pela pesquisa autobiográfica

Autores

  • Valeska Maria Fortes de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriella Eldereti Machado Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4285

Palavras-chave:

Imaginário. Formação de professores. Gênero.

Resumo

Considerando a importância na formação dos sujeitos, no qual faz parte à construção das representações de gênero, propõe-se nesta escrita uma reflexão sobre essas questões contemporâneas que permeiam a docência e o espaço formal que a docência se efetiva, a escola. Buscando discutir sobre a instituição das representações de gênero, através dos estudos do Imaginário Social na teoria de Cornelius Castoriadis. Dialogando com a Pesquisa Autobiográfica no contexto da formação docente, que abrange as histórias de vida, biografias e autobiografias, e memoriais, utilizando para isto, alguns referenciais como base teórica, como: Castoriadis (1982); Josso (2006; 2007); Oliveira (2012); Clandinin (2015); Foucault (1988); Louro (1997); Butler (2003).

Biografia do Autor

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Pós-Doutorado na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Buenos Aires, Argentina; Docente do Centro de Educação na Universidade Federal de Santa Maria.

Gabriella Eldereti Machado, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria; Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Maria; Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Downloads

Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos