Educação de todos, com todos e para todos: deslocamentos da noção de democratização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i21.4340

Palavras-chave:

Educação Comparada. Educação. Democratização. Racionalidades políticas.

Resumo

O artigo propõe analisar deslocamentos da noção de democratização, evidenciados em enunciados dos documentos oficiais e documentos balizadores de alguns programas educacionais do Governo Federal, implementados no Brasil, desde os anos 1930 até hoje. O referencial metodológico utilizado é o da Educação Comparada, tendo o tempo como unidade de comparação. Trabalhos de Thomas Popkewitz sobre racionalidades políticas, em especial, sobre racionalidade neoliberal, fundamentaram teoricamente a investigação.

Biografia do Autor

Suzana Lima dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre/Professora.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora de Matemática da Rede Pública de Ensino de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.

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Publicado

2018-11-14

Edição

Seção

Artigos