Desafios interculturais/inclusivos à educação científica, tecnológica e profissional

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mylene Cristina Santiago Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4628

Palavras-chave:

Interculturalidade. Inclusão. Tecnologia.

Resumo

Neste texto, estabelecemos uma negociação entre a educação intercultural e inclusiva, a fim de questionar os sentidos de igualdade e diferença que perpassam pela educação científica, tecnológica e profissional; bem como analisar as implicações das novas tecnologias para facilitar tais processos. A interculturalidade, inicialmente relacionada à desigualdade social, abrindo um debate para a população indígena e afro-brasileira, promove a convivência entre diferentes grupos. A inclusão, em um primeiro momento atrelada à inserção apenas da pessoa com deficiência, necessita da apropriação do conceito de cultura, englobando o apoio e o acolhimento às diferenças. Ambas ampliam a participação com poder de decisão dos grupos historicamente inferiorizados. Entendemos que a preparação tecnológica e o desenvolvimento de saberes para a interculturalidade/inclusão nos atuais processos produtivos, assim como a formação para a cidadania crítica e participativa, como forma de intervenção na realidade, embora apresentem certo tom de ambivalência em seus aspectos mercadológicos e sociais, são metas necessárias a serem agregadas à formação ética, diante do mundo globalizado e das formas de exploração mantidas e recontextualizadas no capitalismo contemporâneo.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Professora na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2019-07-16

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