A educação pluralista para os direitos humanos em Jacques Maritain

Autores

  • Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira Universidade Católica de Petrópolis.
  • Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa Universidade Católica de Petrópolis.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5052

Palavras-chave:

Liberdade pessoal. Educação para os direitos humanos. Pessoa humana. Jacques Maritain. Fins da educação

Resumo

Segundo Jacques Maritain, o destino dos direitos humanos depende da educação para a participação na vida pública. Esta convicção depende de uma visão bem estabelecida sobre a educação em geral. Embora os fins da educação se subordinem aos fins da pessoa humana, a formação para a vida social pertence à essência da educação. Aqui se insere a educação para os direitos humanos. O objetivo desta investigação consiste exatamente nisto: evidenciar o lugar essencial que os direitos humanos têm na educação consoantes os princípios de Maritain, assim como mostrar sua subordinação à condição espiritual da pessoa humana, isto é, à sua liberdade espiritual. O confronto dos textos sobre educação e sobre direitos humanos do próprio Maritain foi o percurso metodológico adotado aqui. Seu resultado é o evidenciamento da conquista filosófica de Maritain em favor de uma educação para os direitos humanos sempre que promotora da liberdade espiritual pessoal do indivíduo.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Gurgel Calvet da Silveira, Universidade Católica de Petrópolis.

Doutor em Filosofia pela Universidade de Santo Tomás de Aquino em Roma; Professor e Coordenador do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Direito na Unversidade Católica de Petrópolis, RJ.

Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa, Universidade Católica de Petrópolis.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos