Um “gap” entre proposta e realidade: desafios à implementação da mediação de conflitos no Brasil

Autores

  • Julia Nery Tavares Universidade Católica de Petrópolis.
  • Klever Paulo Leal Filpo Universidade Católica de Petrópolis. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5088

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Mediação de Conflitos. Justiça Consensual. Brasil.

Resumo

Este texto pretende descrever e problematizar a introdução recente da mediação como um método complementar de administração de conflitos regulamentado no Brasil. Busca evidenciar, por meio de revisão bibliográfica, a distância entre as qualidades desse método, da forma como são apontadas pelos seus entusiastas, e algumas dificuldades observadas, empiricamente, para a sua efetivação. O artigo é resultado de pesquisa em andamento, contando com recursos do CNPq-Brasil.

Biografia do Autor

Julia Nery Tavares, Universidade Católica de Petrópolis.

Bacharel em Direito, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis.

Klever Paulo Leal Filpo, Universidade Católica de Petrópolis. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Universidade Federal Fluminense.

Doutor em Direito; Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis e do Curso de Direito do Instituto Três Rios na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador do Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia/Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos/Universidade Federal Fluminense - INCT/InEAC/UFF

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos