A inclusão no ensino superior: uma reflexão

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Viera Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Professora. http://orcid.org/0000-0003-3759-0377
  • Thatyanne Gradowski Farias da Costa do Nascimento Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Doutoranda Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Bolsista

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5128

Palavras-chave:

Inclusão. Ensino Superior. Docência no Ensino Superior. Metodologias de ensino.

Resumo

A educação inclusiva é considerada uma ação política, social, cultural e pedagógica, capaz de desencadear reações em defesa do aprendizado de não apenas um, mas dos alunos como um todo. Na educação superior, o aumento da oferta de vagas em vestibulares apenas não é suficiente para garantir que o aluno incluso não seja segregado. Nesse sentido, entende-se necessária uma diferente abordagem, com metodologias de ensino que propiciem um modelo de educação apto a propiciar a inclusão dos alunos. O objetivo desse estudo é, portanto, refletir sobre a inclusão no ensino superior, bem como sobre formas de ensino que possam auxiliar o educador no trabalho com alunos de inclusão. O apoio teórico está em estudos de Farias, Santos e Silva (2009), Mendes (2006) e outros. A pesquisa tem caráter bibliográfico e documental. Como resultado, foi possível perceber que a inclusão no ensino superior é um processo desafiador, sendo necessário um trabalho conjunto para que esse objetivo seja alcançado.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Viera, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Professora.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Thatyanne Gradowski Farias da Costa do Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Doutoranda Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Bolsista

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil; Doutoranda em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil.

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Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos