Educar para a responsabilidade social: um compromisso das instituições de ensino superior lassalistas

Autores

  • Jardelino Menegat Universidade Católica de Brasília, DF. Universidade Católica de Petrópolis, RJ.
  • Dirléia Fanfa Sarmento Universidade La Salle, Canoas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v10i22.5165

Palavras-chave:

Responsabilidade Social. Instituições de Ensino Superior. Rede La Salle.

Resumo

A Responsabilidade Social das organizações é uma temática cada vez mais recorrente em vários dispositivos legais, acentuando-se o compromisso de todos com a sustentabilidade global. As Instituições de Ensino Superior (IES) também são organizações e, como tal, possuem papel fundamental: o de educar e formar profissionais comprometidos com o bem-estar comum. Nesse sentido, o artigo apresenta reflexões decorrentes de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de muliticaso, a qual teve como temática investigativa a Responsabilidade Social, tendo como referência as concepções de 66 gestores que atuam em alguma das cinco Instituições de Ensino Superior Lassalistas situadas no Brasil. Os dados, coletados por meio de um questionário foram analisados com base na Técnica de Conteúdo. É consenso entre os gestores que o compromisso das IES se expressa nos modos de gestão, nas relações estabelecidas com a comunidade interna e externa e, especialmente, na organização e consolidação da formação ofertada aos acadêmicos.

Biografia do Autor

Jardelino Menegat, Universidade Católica de Brasília, DF. Universidade Católica de Petrópolis, RJ.

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, Doutorado em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil), Doutorado em Administração pela Universidad de la Empresa, do Uruguai; Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (Rio de Janeiro/Brasil).

Dirléia Fanfa Sarmento, Universidade La Salle, Canoas, RS.

Pós-doutorada em Educação pela Universidade do Algarve (Algarve/Portugal) e pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro/Brasil), Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre/Brasil); Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle (Canoas/Brasil).

Downloads

Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>