Desempenho acadêmico: implicações da relação entre habilidades sociais e inteligência fluida

Autores

  • Adriana Penha da Costa Lima Peçanha Universidade Salgado de Oliveira e Instituto Anísio Teixeira / Professor.
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.
  • Marsyl Bulkool Mettrau Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira / Professora.
  • Reivani Chisté Zanotelli Buscacio Universidade Veiga de Almeida / Professor. http://orcid.org/0000-0002-3577-7616
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professor.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5241

Palavras-chave:

Habilidades sociais. Inteligência fluida. Estudantes.

Resumo

A inteligência fluida refere-se à capacidade da pessoa em buscar soluções para problemas rotineiros, em situações interpessoais utilizando o raciocínio. Sendo assim, o estudo visou investigar a relação entre a inteligência fluida e as habilidades sociais de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 150 alunos com diferentes idades e escolaridades, de ambos os sexos. Foram utilizados os instrumentos Teste Matrizes Progressivas de Raven e o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes. A principal contribuição foi apontar relações entre habilidades sociais e inteligência mostradas a partir das correlações positivas, porém fracas, entre os escores do Raven e os do Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA). Dessa forma, foi evidenciada a relação entre os dois construtos e proposta a promoção de estratégias e políticas que favoreçam o desenvolvimento das habilidades sociais em diferentes faixas etárias de escolas públicas e privadas.

Biografia do Autor

Adriana Penha da Costa Lima Peçanha, Universidade Salgado de Oliveira e Instituto Anísio Teixeira / Professor.

Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Salgado de Oliveira; Professora do EAD (Ensino a Distância), da graduação e da pós-graduação na Universidade Salgado de Oliveira e da pós-graduação no Instituto Anísio Teixeira.

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professora.

Doutorado em Psicologia pela Universidade de Oxford Inglaterra; Professora do programa de pós-graduação em psicologia na Universidade Salgado de Oliveira e professora do programa de pós-graduação em psicologia social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), bolsista de produtividade nível 2 do CNPQ.

Marsyl Bulkool Mettrau, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Salgado de Oliveira / Professora.

Doutorado e Pós-Doutorado em Educação e Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, Braga, Portugal; Professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade Salgado de Oliveira; Associada: WCGTC, (Mundial); ECHA, FICOMUNDYT, (Espanhol); ANEIS, (Portugal) e ConBraSD, (Brasil).

Reivani Chisté Zanotelli Buscacio, Universidade Veiga de Almeida / Professor.

Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), estágio pós-doutoral pela Universidade Salgado de Oliveira; Professora na Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Professor.

Doutora em Psicologia Cognitiva pela Université de Paris Sud, U. PARIS XI, França e Pós-doutora pela Universidade Federal de São Carlos; Professora do programa de Pós-gradução em Psicologia Social (mestrado e doutorado) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e no programa de Pós-gradução em Psicologia (mestrado e doutorado) na Universidade Salgado de Oliveira

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos