Análise da influência do clima organizacional na satisfação discente: o caso de uma instituição de ensino superior no Rio de Janeiro

Autores

  • Gilson Brito Alves Lima Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Julio Vieira Neto Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Annibal Parracho Sant'Anna Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Marcia de Freitas Siqueira Sadok Menna Barreto Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Sávio Luís Oliveira da Silva Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.5284

Palavras-chave:

Educação superior. Avaliação institucional. Clima organizacional.

Resumo

Diante das exigências do Ministério de Educação do Brasil, as instituições de ensino superior necessitam de processos de autoavaliação institucional bem definidos. As pesquisas de Clima Organizacional enquadram-se neste escopo de avaliações, pois são capazes de fornecer diagnósticos importantes para a gestão estratégica das instituições. Funcionários administrativos e docentes satisfeitos estarão mais aptos a oferecer qualidade, impactando positivamente a satisfação dos clientes. Sendo assim, este estudo tem como objetivo analisar os resultados de pesquisa de Clima Organizacional realizada em uma instituição de ensino superior no estado do Rio de Janeiro, e comparar com pesquisa de satisfação discente realizada na mesma Instituição. Para tanto, realizou-se uma análise secundária de dados, baseada nas pesquisas de Clima Organizacional e satisfação discente realizadas por empresas terceirizadas pela instituição. Constatou-se que o alto nível de satisfação discente condiz com bom clima organizacional da Instituição, especialmente com a satisfação do corpo docente e da gestão acadêmica.

Biografia do Autor

Gilson Brito Alves Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Engenharia de Produção; Professor na Universidade Federal Fluminense. Atua em Pesquisa, Ensino e Extensão, na área de Engenharia de Produção, com ênfase nos seguintes temas: Segurança Industrial, Gerência de Riscos; Manutenção Industrial e Gerenciamento Ambiental na Indústria.

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE;  Professor na Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense. 

Julio Vieira Neto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense; Professor na Universidade Federal Fluminense, Departamento de Ciências Contábeis

Annibal Parracho Sant'Anna, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Statistics pela University of California, Berkeley, Mestrado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada; Professor na Universidade Federal Fluminense.

Marcia de Freitas Siqueira Sadok Menna Barreto, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense, Doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentável pela Universidade Federal Fluminense; Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação.

Sávio Luís Oliveira da Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestrado em Sistemas de Gestão, Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2019-07-16

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)