Estudo avaliativo da emissão de CO2 a partir de combustíveis fósseis utilizando Redes Neurais

Autores

  • Maria Inês Vasconcellos Furtado Instituto Universitário de Lisboa / Investigadora.
  • Rafaela Campos Furtado Infotec Brasil / Analista de óleo e gás.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i25.5804

Palavras-chave:

Redes Neurais. Dióxido de Carbono. Poluição. Sustentabilidade. Combustível Fóssil.

Resumo

O dióxido de carbono (CO2) é o um gás poluente que contribui para o efeito estufa, sendo emitido para atmosfera através atividades humanas. Uma das fontes é a queima parcial de combustíveis fósseis, especialmente petróleo e seus derivados. Desta forma, este trabalho busca relacionar a emissão de CO2 das fontes do tipo combustível líquido e gasoso, com o consumo de combustível do mesmo tipo, no Brasil, num período compreendido de 1950 a 2007. Para obter o entendimento foi utilizado Redes Neurais Artificiais para realizar a predição de CO2 emitido com o consumo de diversos combustíveis derivados do petróleo. Entende-se que apesar da simplificação do problema, o presente estudo mostra-se altamente promissor.

Biografia do Autor

Maria Inês Vasconcellos Furtado, Instituto Universitário de Lisboa / Investigadora.

Doutora em Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE – UFRJ); Investigadora no Instituto Universitário de Lisboa.

Rafaela Campos Furtado, Infotec Brasil / Analista de óleo e gás.

Pós-graduada em petróleo e gás pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Engenheira de petróleo e gás pela Universidade Veiga de Almeida, geógrafa pela Universidade Federal Fluminense; Analista de óleo e gás na Infotec Brasil.

Downloads

Publicado

2020-06-18

Edição

Seção

Artigos