Análise crítica da caderneta de saúde da criança como instrumento de educação fonoaudiológica

Autores

  • José Roberto de Barros Vieira
  • Fabrício Le Draper Vieira

DOI:

https://doi.org/10.18316/624

Palavras-chave:

Fonoaudiologia. Saúde. Educação. Criança

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar o conhecimento de fonoaudiólogos sobre a Caderneta de Saúde da Criança. Realizou-se uma análise qualitativa com base na investigação temática do conteúdo. Dez fonoaudiólogas, especialistas em atendimento infantil, participaram da pesquisa. As mesmas atendem na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e no Centro Integrado Municipal de Educação Especial do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados envolveu a aplicação de uma entrevista semiestruturada, abordando temáticas que pudessem fundamentar a análise crítica da Caderneta como instrumento de promoção e educação em saúde, além de sua importância para a área em questão. Os resultados apontaram que o nível de conhecimento das fonoaudiólogas sobre a Caderneta foi insatisfatório. As sugestões preconizadas pelas profissionais, tais como, amamentação, transição alimentar e utensílios, hábitos orais, estimulação da linguagem, detecção de perda auditiva e respiração bucal, demonstram a importância de intervenções educativas referentes à saúde da comunicação humana. Foi, também, evidenciada a necessidade da implantação do conteúdo fonoaudiológico na Caderneta, para que a mesma possa cumprir seu papel orientador nessa área.

Palavras-chave: Fonoaudiologia. Saúde. Educação. Criança.

Critical analysis of the child´s health notebook as instrument of phonoaudiological education

Abstract

This study aimed at investigating the knowledge of Children´s Health of Notebook among phonoaudiologists. Based on the thematic researchof content, a qualitative analysis was developed. Ten speech therapists specialized in child care participated in the survey. They meet at theAssociation of Parents and Friends of Exceptional Children and at theMunicipal Integrated Center for Special Education of the Brazilian NationalHealth System. The data collection involved the use of a semi structured interview, addressing issues that could support the review of the Notebook asa tool for health promotion and education and its importance to the area in question The results showed that the speech therapist´s level of knowledge about the Notebook was unsatisfactory.The suggestions recommended bythose professionals, such as breast-feeding, food and utensils transition,oral habits, language stimulation, detection of hearing loss and oralbreathing, demonstrate the importance of educational interventions relatedto the human communication health. Results have also shown the need to the human comunication health. Results have also shown the need for introducing the speech content inthe Notebook, so that it can fulfill its guiding role in this field.

Keywords: Speech and language therapy. Health. Education. Child.

 


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Publicado

2012-10-18

Edição

Seção

Artigos