Desenvolvimento de materiais didáticos para a educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.6484

Palavras-chave:

Equidade. Núcleo de Educação Inclusiva. Projeto Galileu Galilei. Formação docente e perspectiva inclusiva.

Resumo

A relevância social e pedagógica do tema: desenvolvimento de materiais didáticos para atender a todos e com todos tem sido ofertada em cursos de pós-graduação no Brasil, como, por exemplo, o curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. Assim, a nossa ação, neste artigo, é divulgar os materiais criados ou adaptados, como recursos pedagógicos, que são produzidos através do Núcleo de inclusão Projeto Galileu Galilei. Utilizamos a metodologia qualitativa com resoluções de problemas, firmados na diversidade e na inclusão. Realizamos um levantamento bibliográfico e o teste in locus de cada material, a fim de validar perante a comunidade escolar os produtos aqui apresentados. Os resultados foram a criação de materiais como: cartilha de Bullying para surdos; jogos de sensibilização para inclusão de todos nas aulas de Educação Física; catálogo com os livros de literatura em Libras; CriarteLibras; mapas táteis adaptados para cegos e o site contendo todos os resultados: https://projetogalileugalilei.wordpress.com/. Todos os recursos poderão ser uma alternativa para uma nova organização do saber entendemos que estamos proporcionando o acesso ao conhecimento, à comunicação e a aprendizagem de qualidade.

Biografia do Autor

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense/Professora.

Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Docente no Curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da UFF e no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC), RJ.

Sandro Medeiros Portella, Universidade Federal Fluminense/Pesquisador Fundação Municipal de Educação de Niterói; Instituto Nacional de Educação de Surdos/Professor.

Mestre em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF);  Pesquisador no Núcleo de Inclusão Galileu Galilei, BR/UFF.

Isabela Pinto Vilela, Colégio Pedro II/Professor.

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Professora no Colégio Pedro II, RJ.

Fátima Cristina Andrade da Silva, Universidade Federal Fluminense.

Mestre Profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense.

Luis Otávio Pimentel dos Santos, Fiocruz/Pesquisador.

Mestre em Diversidade e Inclusão Pela Universidade Federal Fluminense; Pesquisador na Fiocruz.

Elias dos Santos Silva Junior, Universidade Federal Fluminense/aluno.

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense, Doutorando em Ciências Tecnologia e Inclusão pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão – PGCTIn/UFF; Pesquisador na área de Tecnologia Assistiva destinada à Deficiência Visual aplicando a Eletrônica e a Computação em Mapas Táteis.

Sérgio Crespo Coelho da Silva Pinto, Universidade Federal Fluminense/Professor.

Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); Professor na UFF, RJ, professor convidado no Programa de Mestrado em TICs na Universidade Tecnológica do Panamá, Líder do grupo de pesquisa: Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)