A preocupação com a preservação do patrimônio: estudo de caso do Ginásio das Dores em Porto Alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v12i27.6928

Palavras-chave:

Patrimônio. Preservação cultural. Escola La Salle Dores. Ginásio Nossa Senhora das Dores.

Resumo

O presente artigo trata sobre o estudo da importância da preservação de patrimônios históricos, ressaltando a iniciativa da Rede La Salle que desde o ano de 2007 está envolvida com o processo de restauração e reutilização do Ginásio Nossa Senhora das Dores, situado no Centro Histórico de Porto Alegre o qual fazia parte da Escola La Salle Dores até final da década de cinquenta. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa em fotos, documentos, reportagens, revistas, folhetins da escola. Além do projeto de restauro e a continuação desta iniciativa que foi o documento realizado por uma comissão. Também foi realizado entrevistas com Irmãos Lassalistas. Os documentos e outros se encontram no Arquivo Central da Rede La Salle. O trabalho conclui que o restauro do patrimônio histórico da Rede La Salle e sua transformação em Centro Cultural irá preservar as memórias da instituição e evolução da sua obra educacional, além de dar novo conceito à edificação guardando suas características históricas e fortalecendo econômica e socialmente esta região.

Biografia do Autor

Juliane Zilio Flores, Fundação La Salle, Canoas, RS

Mestre em Memória Social e bens Culturais da Universidade La Salle – Unilasalle, Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil; Profissional que trabalha com a captação de recursos para o Projeto do Centro Cultural La Salle.

Judite Sanson de Bem, Universidade La Salle Canoas, RS/Professora

Doutorado em História Ibéro-Americana pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Pós-doutorado em Geografia da UFRGS; Professora do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Memória Social e Bens Culturais da UNILASALLE e do Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais na Universidade La Salle Canoas.

Downloads

Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

Artigos