Memórias docentes: trajetória da passagem da modalidade presencial para a EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v13i29.7813

Palavras-chave:

Educação a Distância. Memória Social. Cibercultura. Experiências Docentes em EAD.

Resumo

Este artigo tem como tema a educação a distância. Seu objetivo é analisar a memórias de professores que atuaram em cursos de graduação superior presencial, passando a trabalhar em EAD em instituições de ensino superior da rede privada no Rio Grande do Sul. Como questões norteadoras elencamos: Quais os maiores desafios enfrentados pelos docentes na mudança de modalidade de educação? Quais os impactos na atuação profissional dos docentes que passaram a atuar na modalidade EAD? Foram definidos como universo da pesquisa, cursos superiores na modalidade a distância (bacharelados, licenciaturas ou superiores de tecnologia) pertencentes a instituições de ensino superior previamente credenciadas para tal oferta. A pesquisa foi realizada em duas etapas: com caráter exploratório, através de pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa de campo, através de entrevistas temáticas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A experiência com a Educação a Distância propiciou aos professores entrevistados, agregar novos conhecimentos em relação às suas atuações profissionais, pois, segundo eles, tornaram suas aulas mais dinâmicas e ampliou suas visões a respeito da educação.

Biografia do Autor

Alexandre Moroni, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/ Professor.

Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE; Professor na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA.

Cleusa Maria Gomes Graebin, Universidade La Salle, Canoas, RS/Professora.

Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Professora e Coordenadora do PPG em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle, Coordenadora do Museu Histórico Universidade La Salle Canoas, RS, Brasil; vice-líder do Grupo de Pesquisa Memória, Cultura e Identidade.

Patrícia Kayser Vargas Mangan, Universidade La Salle, Canoas, RS/Professora.

Doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Sistemas da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professora do PPG em Memória Social e Bens Culturais na da Universidade La Salle Canoas, RS.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)