Gênero e violência sexual em pesquisas brasileiras de 2009 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.8613

Palavras-chave:

Violência de Gênero. Violência sexual. Artigos brasileiros. Sociologia. Saúde.

Resumo

Este artigo teve o objetivo de compreender as contribuições dos autores das pesquisas de artigos sobre gênero e violência sexual produzidas no país. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, realizada a partir da busca de artigos na base de dados Scielo, no período de 2009 a 2019. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo, com um quantitativo de 77 pesquisas. Evidenciando o: - Mapeamento dos locais onde foram realizadas as pesquisas; - Áreas do Conhecimento e Metodologias utilizadas nas pesquisas. Enfim, salienta-se a importância de seguir pesquisando a temática de gênero e violência sexual compreendendo-a em diferentes áreas na produção de pesquisas e publicações brasileiras.

Biografia do Autor

Gabriele Strochain, Instituto Federal Farroupilha/Discente.

Discente de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santa Rosa, Brasil. Atualmente, é bolsista da FAPERGS no Projeto de Pesquisa Gênero e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes

Rúbia Emmel, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa e/Universidade Federal Fronteira Sul/Docente.

Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, na área de Pedagogia, Instituto Federal Farroupilha, Campus Santa Rosa/Universidade Federal Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado, Capes – Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

Artigos