Análise da gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nos municípios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9050

Palavras-chave:

Políticas públicas. Gestão de recursos. Descentralização.

Resumo

O presente artigo buscou construir um perfil para os municípios em relação ao desempenho na gestão dos recursos do PDDE, bem como analisar a relação entre o Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IdeGES-PDDE) e as seguintes variáveis: população residente estimada, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, através de uma abordagem quantitativa, utilizando os métodos da estatística descritiva, Correlação de Pearson e Regressão Múltipla. Como resultado, constatou-se a necessidade de maior e melhor monitoramento local e regional, sobretudo para a Região Norte, para que medidas estratégicas sejam implementadas, a fim de mitigar problemas na gestão de recursos de políticas públicas mais inclusivas em contextos de desigualdade social, principalmente na área educacional. Além disso, recomenda-se a formulação de políticas orientadoras em apoio aos pequenos municípios, aqueles com até 20.000 habitantes, principalmente para aqueles que estão em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica, visando melhorar o desempenho da gestão dos recursos públicos repassados no âmbito educacional.

Biografia do Autor

Alcyone Vasconcelos, Universidade de Brasília/Docente.

Doutora em Administração da Educação pela Illinois State University; Docente na Universidade de Brasília (UNB), Brasil – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade.

Luciana Nazare de Souza Franck, Universidade de Brasília/Mestranda.

Especialista em Psicopedagogia e Orientação Educacional (UFRRJ), Especialista em Gestão de Pessoas (UCB/Unesco) e Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF), Mestranda em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Faculdade de Educação da UNB.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Edição

Seção

Artigos