A avaliação escolar como processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i32.9170

Palavras-chave:

Avaliação. Processos avaliativos. Práticas de ensino. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente artigo versa sobre o conceito de avaliação como fator relevante nos processos de ensino e aprendizagem significativos. O objetivo do trabalho em questão é suscitar o debate em torno da importância do processo avaliativo no meio escolar. Para tanto, considera-se necessário contemplar seu contexto sócio-histórico, bem como dialogar com a prática pedagógica na construção epistemológica da aprendizagem significativa. O texto aprofunda os conceitos de avaliação formativa, somativa, mediadora e diagnóstica por meio das perspectivas de Hoffmann (2010), Abrahão (2004), Luckesi (2006) e Vasconcellos (1994; 2013). Entrelaça os conceitos descritos com a prática pedagógica e reflete acerca das defasagens avaliativas, as quais ocasionam uma escola classificatória e excludente. A metodologia, de abordagem qualitativa, conduz a uma pesquisa bibliográfica, que buscou seus dados em artigos e livros a respeito da temática, seguida de análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para atingir uma aprendizagem significativa através do processo avaliativo. Compreende-se que este processo passa pelo olhar atento do educador para e com o educando. O processo de avaliação é profundo e necessita de constante reflexão, pois a partir dele o educador pode ser capaz de reinventar a sua prática e o estudante se compreende como indivíduo crítico-reflexivo em seu contexto.

Biografia do Autor

Isadora Gobi Pinto, Universidade La Salle

Especializada em Gestão de Pessoas e Coordenação Pedagógica pela Faculdade Dom Alberto e Alfabetização e Letramento pela Universidade La Salle; Mestranda em Educação pela Universidade La Salle; Professora da Rede Privada de Ensino em Porto Alegre/RS; Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos – Unilasalle, Canoas.

Patricia Rodrigues Almeida, Universidade La Salle/ Mestranda

Pós-graduação em Psicopedagogia Clinica pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Pós-graduação em Desenvolvimento Cognitivo pela Faculdade de Tecnologia SENAC em Florianópolis; Mestranda em Educação pela Universidade La Salle, Canoas;  Professor educação básica - PEB 1 - Secretaria Municipal de Educação - de Canoas e supervisora do PIBID.

Hildegard Susana Jung, Unilasalle - Campus Canoas.

Doutora em Educação pela Universidade La Salle - Campus Canoas; Docente do curso de Pedagogia, coordenadora, professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unilasalle, Canoas; É integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos – Unilasalle, Canoas.

Downloads

Publicado

2022-05-05

Edição

Seção

Artigos