Gamificação no ensino infantil: um exemplo de aplicação

Autores

  • Tauller Augusto de Araújo Matos Universidade Católica de Petrópolis
  • Jardelino Menegat Universidade Católica de Petrópolis/Professor

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i33.9927

Palavras-chave:

aprendizagem.Engajar. Lúdico. Game. Brincadeira.

Resumo

Este artigo discute a utilização de jogos na Educação Infantil, mais especificamente sobre o método intitulado gamificação. Inicialmente, faz-se uma abordagem bibliográfica com embasamento teórico de autores como Vygotsky, Piaget e Benjamin, entre outros que fundamentam a utilização de brincadeiras e jogos educacionais, bem como as atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Um método que faz uso dos elementos e dinâmica dos jogos, mas necessariamente não é jogado como o game, é a gamificação. Assim apresenta-se o conceito de gamificação e como ela pode contribuir para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste estudo é correlacionar as teorias dos autores supracitados de forma a impulsionar a gamificação como meio propulsor no processo de ensino-aprendizagem. Neste contexto, por meio de uma pesquisa empírica, descritiva e exploratória construiu-se um exemplo prático de como o professor pode criar o seu primeiro projeto de gamificação para o ensino infantil. Após analisar a teoria e navegar pelo exemplo prático, é possível verificar a gamificação como instrumento mediador para potencializar a aprendizagem e o comprometimento dos alunos.

Biografia do Autor

Tauller Augusto de Araújo Matos, Universidade Católica de Petrópolis

Atuo como Head de Qualidade e Acreditação do Centro Universitário de Valença com o principal objetivo de proporcionar a constante integração dos órgãos gestores e colegiados para o aprimoramento da gestão institucional. Também, coordeno os cursos superiores de tecnologia dessa Instituição, com o intuito de transformar sonhos e projetos de vidas em realidade. Sou doutorando no programa de Pós Graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia e Graduado em Sistemas de Infrmação.

Jardelino Menegat, Universidade Católica de Petrópolis/Professor

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil). Doutor em Administração pela Universidad de la Empresa, do Uruguai. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro. Professor do Programa de Pós-graduação da Universidade Católica de Petrópolis (Rio de Janeiro/Brasil).

Downloads

Publicado

2022-09-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>