Interlocuções teóricas entre empreendedorismo, carreira e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10042

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Carreira, Aprendizagem, Ensaio.

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo realizar uma interlocução entre os quadros conceituais de empreendedorismo, carreira e aprendizagem, buscando elementos de contribuição para o estudo da aprendizagem nas construções de carreira de pessoas que possuem suas atividades de trabalho ligadas ao empreendedorismo. Como resultado, por meio da elaboração de uma estrutura teórica, argumentamos que o estudo da aprendizagem a partir das construções de carreira consegue transpor domínios e dominações conceituais ao propor uma reunião entre os elementos de tempo, contexto, indivíduo, relações sociais, experiências e ferramentas, oferecendo uma estrutura flexível e hospitaleira para analisar as dinâmicas de aprendizagem ao longo da trajetória de vida do empreendedor. Por fim, como contribuição aos campos conceituais, entendemos que a estrutura teórica proposta possa ser utilizada como ponto de partida para estudos que tragam em suas bagagens, em conjunto ou de maneira individual, as noções de empreendedorismo, carreira ou aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandre Dal Molin Wissmann, UFRGS

Doutorando em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atua como Coordenador do TecnoUnisc (UNISC). Endereço Postal: Rua Dr. Adalberto Wilke, 130, Santo Inácio, Santa Cruz do Sul / RS. E-mail: alexandred@unisc.com

Lisiane Quadrado Closs, UFRGS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atua como Professora Associada da Escola de Administração da UFRGS, Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRGS e Coordenadora substituta do PPGA da UFRGS.

Amanda Ribeiro da Luz, UFRGS

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua como Professora da Faculdade de Ensino Superior da Região Centro-Sul (FUNDASUL).

Referências

ACCIOLY, C. B. da C. Territorialidades e saberes locais: muros e fronteiras na construção do saber acadêmico. Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 679-692, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/zcCBKkkFT8kNgQnPgCtdshy/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 set. 2021.

ALVESSON, M.; SANDBERG, J. Constructing research questions: Doing interesting research. London: Sage, 2013.

ARTHUR, M. B.; HALL, D. T.; LAWRENCE, B. S. Handbook of career theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

BARUCH, Y. Organizational and labor markets as career ecosystem. In: DE VOS, A.; VAN DER HEIJDEN, B. (Eds.). Handbook of Research on Sustainable Careers. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2015. p. 164-180.

BISPO, M. de S.; MELLO, A. S. de. A miopia da aprendizagem coletiva nas organizações: Existe uma lente para ela?. Gestão & Planejamento, v. 13, n. 3, 2013. Disponível em: https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb/article/view/2252. Acesso em: 14 mai. 2021.

BRISCOE J.; DICKMANN M.; HALL T.; PARRY E.; MAYRHOFER W.; SMALE A. Career Success in Different Countries: Reflections on the 5C Project. In: DICKMANN, M.; SUUTARI, V.; WURTZ, O. (Eds.). The Management of Global Careers. Palgrave Macmillan: Cham, 2018. p. 117-148.

CANTILLON, R. Essai sur la nature du commerce engénéral. Institut Coppet, 2011.

CARMO, L. J. O.; ASSIS, L. B. D.; GOMES, A. B.; TEIXEIRA, M. B. M. O empreendedorismo como uma ideologia neoliberal. Cadernos EBAPE. BR, v. 19, n. 1, p. 18-31, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/HY7NpJpmW6vh6sKX3YdCrSd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2022.

COSTA, A. M. da; BARROS, D. F.; CARVALHO, J. L. F. A dimensão histórica dos discursos acerca do empreendedor e do empreendedorismo. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 179-197, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/yZCSgXRmkRKFLqBZXqJF6Ly/?lang=pt&format=html. Acesso em: 19 mai. 2021.

CUERVO, Á.; RIBEIRO, D.; ROIG, S. Entrepreneurship: Concepts, Theory and Perspective. Introduction. In: CUERVO, A.; RIBEIRO. D.; ROIG, S. (Eds.). Entrepreneurship: Concepts, Theory and Perspective. Berlin: Springer, 2007. p. 1-21.

DELUCA, G.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; CHIESA, C. D. Projeto e metamorfose: contribuições de Gilberto Velho para os estudos sobre carreiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 20, n. 4, p. 458-476, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/P4bMxXczm8Z735LpxncdQSr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 mai. 2019.

DYER JR, W. G. Toward a theory of entrepreneurial careers. Entrepreneurship theory and practice, v. 19, n. 2, p. 7-21, 1995. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/104225879501900202. Acesso em: 17 out. 2019.

FERRAÇO, C. E. Pesquisa com o cotidiano. Educação & Sociedade, v. 28, n. 98, p. 73-95, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/syPBCCTQ76zF6yTDmPxd4sG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 out. 2019.

GALLON, S.; MAGALHÃES, B.; VIANA, D. D.; ANTONELLO, C. S. Formas de aprendizagem e saberes no trabalho de manicures. Revista pensamento contemporâneo em Administração. v. 10, n. 1, p. 96-112, 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/169423. Acesso em: 12 nov. 2020.

GARTNER, W. B. Is There an Elephant in Entrepreneurship? Blind Assumptions in Theory Development. In: CUERVO, A.; RIBEIRO. D.; ROIG, S. (Eds.). Entrepreneurship: Concepts, Theory and Perspective. Berlin: Springer, 2007. p. 229-243.

GARTNER, W. B. A conceptual framework for describing the phenomenon of new venture creation. Academy of management review, v. 10, n. 4, p. 696-706, 1985.

GHERARDI, S. Situated knowledge and situated action: What do practice-based studies promise. In: BARRY, D.; HANSEN, H. (Eds.). The SAGE Handbook of New Approaches in Management and Organization. London: SAGE Publications, 2008. p. 516-525.

GHERARDI, S. Practice as accomplishment. In: How to Conduct a Practice-based Study. Problems and Methods (2a ed.). United Kingdom: Edward Elgar, 2019.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D. The Sociological Foundations of Organizational Learning. In: DIERKES M.; BERTHOIN ANTAL, A.; CHILD, J.; NONAKA, I. (Eds.). Handbook of Organizational Learning and Knowledge. New York: Oxford University Press, 2001. p. 35-60.

GHERARDI, S.; NICOLINI, D.; ODELLA, F. Toward a social understanding of how people learn in organizations: The notion of situated curriculum. Management learning, v. 29, n. 3, p. 273-297, 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1350507698293002. Acesso em: 15 set. 2020.

GUDOLLE, L. S.; ANTONELLO, C. S.; FLACH, L. Aprendizagem situada, participação e legitimidade nas práticas de trabalho. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 1, p. 14-39, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/s478PrMZBnMTPbqfBPwK7fB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 ago. 2020.

GUNZ, H.; MAYRHOFER, W.; TOLBERT, P. Career as a social and political phenomenon in the globalized economy. Organization Studies, v. 32, n. 12, p. 1613-1620, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ram/a/s478PrMZBnMTPbqfBPwK7fB/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jul. 2019.

HANSMAN, C. A. Context-Based Adult Learning. In: MERRIAM, S. B. (Ed.). The New Update on Adult Learning Theory. New Directions in Adult and Continuing Education San Francisco: Jossey-Bass, 2001.

HIRSCHI, A. The fourth industrial revolution: Issues and implications for career research and practice. The career development quarterly, v. 66, n. 3, p. 192-204, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/cdq.12142. Acesso em: 29 jul. 2019.

HODKINSON, P.; SPARKES, A. C.; HODKINSON, H. Triumphs and tears: Young people, markets, and the transition from school to work. London: David Fulton Publishers, 1996.

HOON, C.; BALUCH, A. M. The role of dialectical interrogation in review studies: Theorizing from what we see rather than what we have already seen. Journal of Management Studies, v. 57, n. 6, p. 1246-1271, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joms.12543. Acesso em: 11 jul. 2021.

HOSELITZ, B. F. Noneconomic factors in economic development. The American Economic Review, v. 47, n. 2, p. 28-41, 1957.

HUGHES, E. C. Institutional office and the person. American journal of sociology, v. 43, n. 3, p. 404-413, 1937.

HUGHES, E. Men and their work. Glencoe, IL: Free Press, 1958.

JAAKKOLA, E. Designing conceptual articles: four approaches. AMS Review, p. 1-9, 2020.

JARVIS, P. Adult Learning in the Social Context. London: Routledge, 2012.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York: Cambridge University, 1991.

LAWRENCE, B. S. Careers, social context and interdisciplinary thinking. Human Relations, v. 64, n. 1, p. 59-84, 2011. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/joms.12543. Acesso em: 9 mar. 2020.

LOW, M. B.; MACMILLAN, I. C. Entrepreneurship: Past Research and Future Challenges. In: CUERVO A.; RIBEIRO D.; ROIG S. (Eds.). Entrepreneurship: Concepts, Theory and Perspective. Berlin: Springer, 2007. p. 131-153.

MAYRHOFER, W.; MEYER, M.; STEYRER, J. Contextual issues in the study of careers. In: GUNZ, H.; PEIPERL, M. (Eds.). Handbook of career studies. Los Angeles: Sage, 2007. p. 215-240.

MENEGHETTI, F. K. O que é um ensaio-teórico?. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 2, p. 320-332, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/4mNCY5D6rmRDPWXtrQQMyGN/?lang=pt. Acesso em: 14out. 2019.

MERRIAM, S. B. Time as the Integrative Factor. In: CLARK, M. C.; CAFFARELLA, R. S. (Eds.). An Update on Adult Development Theory: New Ways of Thinking About the Life Course (n. 84). San Francisco: John Wiley & Sons, 1999. p. 67-75.

MERRIAM, S. B. Adult learning theory: evolution and future directions. In: ILLERIS K. (Ed.). Contemporary theories of learning: Learning Theorists... In Their Own Words (2a ed.). New York: Routledge, 2018. p. 83-96.

MERRIAM, S. B.; CAFFARELLA, R. S.; BAUMGARTNER, L. M. Learning in Adulthood: A Comprehensive Guide (3a ed.). San Francisco: John Wiley & Sons, 2007.

MOORE, C.; GUNZ, H.; HALL, D. T. Tracing the historical roots of career theory in management and organization studies. In: GUNZ, H.; PEIPERL,M. (Eds.). Handbook of career studies. Thousand Oaks, CA: Sage, 2007. p. 13-38.

MUZIO, D.; DOH, J. Covid-19 and the future of management studies. Insights from leading scholars. Journal of Management Studies, v. 58, n. 5. 2021. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8014024/. Acesso em: 9 dez. 2021.

NICOLINI, D. Practice theory, work, and organization: An introduction. London: Oxford, 2012.

NOGUEIRA, M. O. Um Pirilampo no porão: um pouco de luz nos dilemas da produtividade das pequenas empresas e da informalidade no país (2a Ed.). Brasília: IPEA, 2019.

PIAGET, J. The origins of intelligence in children. New York: International Universities Press, 1966.

SANTOS, G. T. DOS; MOURA, E. O. de. Contribuições da Perspectiva Sociológica e da Aprendizagem Baseada em Prática à Aprendizagem Organizacional. In: EnEPQ – ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, VII, 2021. On-line. Anais eletrônicos... Anpad, 2021. Disponível em: http://anpad.com.br/pt_br/event/details/111#navsidebar-1784. Acesso em: 19 jan. 2020.

SANTOS, G. T. dos. A Aprendizagem dos Docentes a partir da Perspectiva Situada no contexto da Pós Graduação em Administração. In: ENANPAD – ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, XXXXII, 2018. Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Anpad, 2018. Disponível em: http://anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjQ4NzY=. Acesso em: 12 jan. 2020.

SAY, J. B. A treatise on political economy: or the production, distribution, and consumption of wealth. Batoche Books, 2001.

SCHUMPETER, J. A. Teoria do desenvolvimento econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda, 1997.

SOARES, L. C.; BISPO, M. de S. A aprendizagem do cozinhar à luz das práticas sociais e da estética organizacional. BBR. Brazilian Business Review, v. 14, n. 2, p. 247-271, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bbr/a/fkDmqCQnpK7yfgYxXgnKs8P/abstract/?lang=pt. Acesso em: 25 mar. 2020.

SUPER, D. E. The psychology of careers. New York: Harper & Row, 1957.

TRAN, H.; BARUCH, Y.; BUI, H. T. M. On the way to self-employment: The dynamics of career mobility. The International Journal of Human Resource Management. 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09585192.2019.1640267. Acesso em: 10 mar. 2020.

VACLAVIK, M. C.; ROCHA-DE-OLIVEIRA, S.; OLTRAMARI, A. P. Proteus looks around: agency, time, andcontext in a gig economy career analysis. BAR - Brazilian Administration Review, v. 18, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bar/a/6wsxGJcQMY8CkXfc33mwgQC/?lang=en. Acesso em: 21dez. 2021.

VALE, G. M. V. Empreendedor: origens, concepções teóricas, dispersão e integração. Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 6, p. 874-891, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/s8SRpzv4FFtYZWfCqLn7kyn/?lang=pt. Acesso em: 07 jun. 2020.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

WEBER, M. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.

WILDEMEERSCH, D.; JANSEN, T.; VANDENABEELE, J.; JANS, M. Aprendizagem social: uma nova perspectiva sobre a aprendizagem em sistemas participados. Forum, v. 25, p. 105-127. 2000.

WILSON, A. L. The promise of situated cognition. In: MERRIAM S. B. (Ed.), An Update on Adult Learning Theory. New directions for adult and continuing education (n. 57). San Francisco: Jossey-Bass, 1993.

WISSMANN, A. D. M.; MORAES, J. P.; ANDRADE, A. G. M.; JUNIOR, J. J. Trabalhadores do batuque: a carreira numa religião afro-gaúcha. Cadernos EBAPE. BR, v. 19, n. 4, p. 1003-1015, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/fS3CD89Gt4TX3g7CZQJmRhg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 21 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos