Tecnologia de Gestão Educacional: estudo de caso em um modelo de Programa de Escola Cidadã Integral

Fernanda Beatryz Rolim Tavares, José Welliton Silva do Nascimento, Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior

Resumo


As escolas existem e se consolidam como instituição que assegura os processos formais de educação a seus usuários. O gestor escolar tem o desafio de dirigir a instituição e assegurar que a escola cumpra a sua missão, considerando todos os seus stakeholders. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e objetiva descrever como funciona a Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), ferramenta de gestão utilizada em um programa de Escola Cidadã Integral. Para a coleta de dados realizou-se download dos cadernos de estudo disponibilizados no site oficial do governo estado da Paraíba. Por seu turno, utilizou-se uma análise de conteúdo para abordar sobre a execução desse modelo a fim de demonstrar a proposta da prática para um modelo de gestão escolar específico. Diante as discussões, percebeu-se que a estrutura organizacional e a gestão possuem algumas especificidades, propondo um modelo dinâmico, prezando mais pela prática, adaptando-se a realidade de cada escola e direcionando as devidas ações para responder as demandas. Alguns pontos de destaques encontrados foram: descentralização do modelo, aspectos de planejamento, comando e controle, inserção do ciclo PDCA como instrumento de melhoria contínua, que, dentre outras funções, avalia os resultados obtidos, apontar pontos de atenção e retomar ao planejamento.


Palavras-chave


Gestão Escolar; Tecnologia de Gestão Educacional; Ferramentas de gestão.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10412

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ISSN: 2316-5537

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