Tecnologia de Gestão Educacional: estudo de caso em um modelo de Programa de Escola Cidadã Integral

Autores

  • Fernanda Beatryz Rolim Tavares Universidade Federal do Ceará
  • José Welliton Silva do Nascimento Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior Universidade Federal do Ceará/ Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v11i3.10412

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Tecnologia de Gestão Educacional, Ferramentas de gestão.

Resumo

As escolas existem e se consolidam como instituição que assegura os processos formais de educação a seus usuários. O gestor escolar tem o desafio de dirigir a instituição e assegurar que a escola cumpra a sua missão, considerando todos os seus stakeholders. A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso e objetiva descrever como funciona a Tecnologia de Gestão Educacional (TGE), ferramenta de gestão utilizada em um programa de Escola Cidadã Integral. Para a coleta de dados realizou-se download dos cadernos de estudo disponibilizados no site oficial do governo estado da Paraíba. Por seu turno, utilizou-se uma análise de conteúdo para abordar sobre a execução desse modelo a fim de demonstrar a proposta da prática para um modelo de gestão escolar específico. Diante as discussões, percebeu-se que a estrutura organizacional e a gestão possuem algumas especificidades, propondo um modelo dinâmico, prezando mais pela prática, adaptando-se a realidade de cada escola e direcionando as devidas ações para responder as demandas. Alguns pontos de destaques encontrados foram: descentralização do modelo, aspectos de planejamento, comando e controle, inserção do ciclo PDCA como instrumento de melhoria contínua, que, dentre outras funções, avalia os resultados obtidos, apontar pontos de atenção e retomar ao planejamento.

Biografia do Autor

Fernanda Beatryz Rolim Tavares, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Endereço: Avenida da Universidade, 2431 - Benfica, Fortaleza - CE, 60020-180. E-mail: fernandatavaresrt@gmail.com.

José Welliton Silva do Nascimento, Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Doutorando em Administração e Controladoria (PPAC/UFC)

Marcos Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Ceará/ Instituto Federal do Piauí

Doutorando em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Referências

.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos