"Eles querem uma pessoa preparada, mas eles não preparam": contradições nas práticas de TD&E

Juliana Belmonte Pires, Robinson Henrique Scholz

Resumo


O presente artigo analisa de que forma o sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) pode ser estratégico (ou não) para a área comercial de uma distribuidora de produtos químicos, localizada na região metropolitana de Porto Alegre. Procurando uma melhor compreensão sobre o fenômeno aqui investigado, o método adotado foi o estudo de caso, qualitativo e exploratório, em que os dados das entrevistas, questionário e observação participante, foram fundamentais na construção do corpus para a análise de conteúdo empregada. Este estudo mostrou as deficiências e as falhas na aplicação dos treinamentos na área comercial da empresa estudada. Concluiu-se que as estratégias de vendas tendem a não estar claras e bem definidas para a equipe comercial, precisando de melhores orientações juntamente a esses profissionais. Além da necessidade de treinamentos e desenvolvimento, os dados evidenciaram a necessidade de provocar uma cultura interna organizacional favorável e promover melhorias na Comunicação Interna entre setores, que hoje se mostra extremamente falha.


Palavras-chave


Treinamento e desenvolvimento; gestão de pessoas; comercial e vendas

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/2316-5537.15.6

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ISSN: 2316-5537

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