Conflito trabalho-família: a interação de papéis na visão de secretários executivos

Autores

  • Kadma Lanubia da Silva Maia Atua como servidora efetiva da UFRN no cargo de Secretária Executiva.
  • Jomária Mata de Lima Alloufa PPGP/UFRN Atua como professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Richard Medeiros de Araújo UNIFACEX e UFRN Atua como Professor Titular da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.14

Palavras-chave:

Papéis do trabalho e da família, conflito trabalho-família, secretários executivos

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender como se dá o conflito na interação trabalho-família de secretários executivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos dados foram colhidos por meio da técnica de entrevista semiestruturada aplicada a 20 secretários executivos, servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para a compreensão e a interpretação dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados identificaram a existência de conflito na interação. O tempo emergiu como o maior gerador de conflito do trabalho; sobrecarga, relacionamento e estresse como elementos de conflito comuns aos dois domínios; problemas de saúde e estresse como principais implicações dos conflitos do trabalho; desmotivação, baixo rendimento e falta de concentração como principais implicações dos conflitos da família. O equilíbrio apareceu como a estratégia mais utilizada para minimizar o conflito trabalho-família. Conclui-se que trabalho e família são essenciais e complementares na vida humana; ajudam-se e contrariam-se mutuamente, contudo o primordial na relação é a maneira como o indivíduo encara e administra os conflitos provenientes dessa relação.

Biografia do Autor

Kadma Lanubia da Silva Maia, Atua como servidora efetiva da UFRN no cargo de Secretária Executiva.

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).  Bacharelado em Administração com habilitação em Comércio Exterior pela Professor Titular da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Bacharelado em Secretariado Executivo pela Professor Titular da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte. Atua como servidora efetiva da UFRN no cargo de Secretária Executiva. Endereço: Endereço Postal: Av. Sen. Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, Natal-RN, CEP 59072-970. E-mail: kadmamaia@hotmail.com

Jomária Mata de Lima Alloufa, PPGP/UFRN Atua como professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1972). Mestrado em Tecnologia Educacional pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPPE(1977), Mestrado em Ciências da Educação - Université de Paris X, Nanterre (1981) e Doutorado em Ciências da Educação - Université de Paris X, Nanterre (1986).Professora Adjunto IV - UFRN ( 1978-1997).Professora Visitante da Université de CAEN, França , Professora Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( 2004-2006). E-mail: jalloufa@yahoo.com.br.

Richard Medeiros de Araújo, UNIFACEX e UFRN Atua como Professor Titular da Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte.

Graduado em Administração pela UNP, Mestre em Administração pela UFPB (2004) e Doutor em Administração pela UFRN (2012). richardmaraujo@uol.com.br Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 3000, Lagoa Nova, Natal/RN, Brasil, CEP 59072-970

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Artigos