Apeando do cavalo: um estudo do arranjo vitivinicultor do município de Encruzilhada do Sul (RS)

Autores

  • Natália Gomes da Silva Docente EAD Escola de Negócios Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS
  • Jefferson Marlon Monticelli
  • Juliana Durayski Univates
  • Cyntia Vilasboas Calixto Fundação Getúlio Vargas - FGV

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.15

Palavras-chave:

Vitivinicultura, arranjos produtivos locais, governança

Resumo

Este estudo buscou verificar se o conjunto de empresas vitivinícolas de Encruzilhada do Sul pode ser considerado um Arranjo Produtivo Local (APL). Trata-se de um ramo produtivo em que características naturais da matéria-prima (uvas) são bastante relevantes para que o produto (vinho) seja de qualidade e diferenciado em termos de mercado. Foram avaliados especialmente aspectos de natureza histórica e de proximidade geográfica. O método adotado foi qualitativo, englobando 12 entrevistados – atores que interagem direta ou indiretamente com a produção vitivinícola no município. A partir das entrevistas, foram identificados fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e a competitividade deste arranjo. Os resultados obtidos sugerem que, embora exista um conjunto de atores que possa contribuir para a formação de um APL, com predisposição à cooperação, há carência de um agente integrador e de uma estrutura de governança local que fortaleçam as instituições e que as façam interagir.

 

Biografia do Autor

Natália Gomes da Silva, Docente EAD Escola de Negócios Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como docente na Escola de Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Endereço Postal: Av. Unisinos, n. 950, bairro Cristo Rei São Leopoldo/RS CEP: 93.022-750. E-mail nataliags@unisinos.br

Jefferson Marlon Monticelli

Doutorando em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), MBA em Controladoria pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), MBA em Finanças Empresariais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Bacharelado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Juliana Durayski, Univates

Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com especialização Econegócios e Gestão Socioambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Atualmente professora do curso de Comunicação Social na Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior (UNIVATES).

 

 

Cyntia Vilasboas Calixto, Fundação Getúlio Vargas - FGV

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Mestre em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como Assistente de Pesquisa no Centro de Estudos em Competitividade Internacional na FGV-EAESP

 

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Artigos