A gestão de negócios em uma empresa atacadista do Rio de Janeiro: desafios para o crescimento

Autores

  • Ricardo Akihiro Toda ?UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)
  • Saulo Barbara de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)
  • Favio Akiyoshi Toda Universidade Federal Fluminense Departamento de Empreendedorismo e Gestão

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.16

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, gestão de processo de compras, BPM, profissionalização da gestão

Resumo

Este estudo foi realizado em uma empresa atacadista de médio porte do estado do Rio de Janeiro, na qual os principais dirigentes são de origem chinesa. A empresa atua no mercado brasileiro, especialmente no comércio de artigos de utilidades domésticas, eletroportáteis e eletrônicos. O objetivo do estudo foi a elaboração de um plano de recomendações por meio de um diagnóstico organizacional visando à melhoria do desempenho do departamento de compras, embasada na Gestão de Processos ou Business Process Management (BPM). Para isso, recorreu-se ao estudo de caso, de natureza qualitativa, do tipo descritivo, baseado em entrevistas e usando um roteiro semiestruturado, junto aos principais gestores da empresa. As boas vendas e o faturamento crescente anteriormente mascaravam diversos problemas de qualidade e produtividade. O diagnóstico organizacional possibilitou identificar que o principal motivo estava na inexistência de planejamento estratégico e de um modelo de gestão na prática organizacional.  Com a evolução do estudo, verificou-se que a adoção da gestão de processos e a profissionalização da gestão seriam bons caminhos para o alcance dos objetivos, metas e melhoria do desempenho organizacional, o elo da relação entre as estratégias e a efetivação dos resultados desejados.

 

Biografia do Autor

Ricardo Akihiro Toda, ?UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)

 

Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE)Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)

 

Saulo Barbara de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE) Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)

Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE)

Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia (MPGE)

Favio Akiyoshi Toda, Universidade Federal Fluminense Departamento de Empreendedorismo e Gestão

Departamento de Empreendedorismo e Gestão

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Artigos