Proposta para implantação de um sistema de gestão ambiental na feira de produtos coloniais e agroecológicos de Chapecó/RS

Autores

  • Luciana Aparecida Nunes Unoesc
  • César Augustus Winck Unoesc
  • Simone Sehnem Unoesc

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.26

Palavras-chave:

Gestão ambiental, ISO 14001, feira colonial e agroecológica

Resumo

O presente estudo tem como objetivo propor um modelo de gestão ambiental para a Feira de Produtos Coloniais e Agroecológicos de Chapecó/SC. Assim, elaborou-se um modelo baseado na ISO 14001 e no PDCA, com base no Modelo proposto por Richard Junior (2006), resultando em cinco requisitos, a saber: a) Política Ambiental; b) Planejamento Ambiental; c) Implementação e Operação; d) Verificação e Ação Corretiva e e) Análise Crítica da Administração. Quanto à metodologia, o estudo foi realizado no período de julho de 2014 a maio de 2015, delimitando-se às Feiras do Centro do Município de Chapecó, totalizando 56 Bancas. A abordagem do estudo é qualitativa. Os instrumentos de mensuração do Nível de Sustentabilidade permitiram evidenciar que a Feira poderá ter prejuízo em curto prazo e risco de sobrevivência derivadas das práticas de desempenho ambiental, pois o seu nível de sustentabilidade atingiu apenas 49,59%. Por fim, percebe-se que, como principais ganhos que uma Feira poderá obter com a implantação deste Modelo, será a consolidação de receita e ganhos, tornando-se um fator positivo à competitividade da mesma. Em contrapartida, poderá atender seus stakeholders de forma integral.

 

Biografia do Autor

Luciana Aparecida Nunes, Unoesc

Mestranda em Administração, possui graduação em Administração, é especialista em Produção e Logística. Atua como docente na UNOESC, UNOCHAPECÓ, SENAC e SENAI. Áreas principais de atuação: produção e logística.

César Augustus Winck, Unoesc

Doutor em Agronegócios (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Médico Veterinário (1998) e Mestre em Ciências Veterinárias (2007) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é também Especialista em Gestão Agroindustrial (2002) e em Produção de Ruminantes (2006) pela Universidade Federal de Lavras - MG (UFLA) e em Tecnologia e Educação a Distância (2013) pela Universidade do Contestado (UnC). Bolsista do CNPq (Extensão no país), atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Mestrado Profissional em Administração, onde desenvolve estudos na Linha de Pesquisa Competitividade do Agronegócio e no Mestrado em Sanidade e Produção Animal (em elaboração), e coordena o curso de Medicina Veterinária e a Pós-graduação em Sanidade de Suínos e Aves no Campus de Campos Novos.

Simone Sehnem, Unoesc

Doutora em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduada em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005) e graduada em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Membro do Academy of International Business (AIB). Atua como Professora e Pesquisadora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Mestrado Profissional em Administração no qual desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa Sustentabilidade em Organizações e Competitividade do Agronegócio. Ministra a disciplina Sustentabilidade em Organizações.

Downloads

Publicado

2016-07-25

Edição

Seção

Artigos