Educação superior no período de 1995 a 2010: novos cenários a partir da governança

Autores

  • Margarete Panerai Araujo UNILASALLE
  • Judite Sanson de Bem UNILASALLE
  • Moisés Waismann UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.16.30

Palavras-chave:

Governança, gestão, educação

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre a governança na educação superior e tem como objetivo geral demonstrar através de dados estatísticos o ingresso de alunos e a ampliação de matrículas, no período de 1995 até o ano de 2010.  Esse período foi selecionado por evidenciar as mudanças no cenário de globalização no Brasil e também devido ao desenvolvimento de novos programas que foram vinculados ao ensino superior. Utilizou-se metodologicamente a base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para desenvolvimento de uma pesquisa quantitativa e descritiva com dados secundários. Pode-se considerar, finalmente, que os dados apresentados à área de governança, aliada aos aportes e arranjos institucionais no sistema de gestão de educação superior, foram muito expressivos.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, UNILASALLE

É pós-doutora em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutora em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999); e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987)

Judite Sanson de Bem, UNILASALLE

Pós Doutora em Economia da Cultura pela UFRGS (2014), Doutorado em História Íbero Americana PUCRS (2001); Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas e professora e pesquisadora da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE.

Moisés Waismann, UNILASALLE

Doutor em Educação pela UNISINOS (2013). Professor e pesquisador da linha de pesquisa em Memória e Gestão Cultural do Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais. Coordenador do Observatório UNILASALLE; Trabalho, Gestão e Políticas Públicas).

Downloads

Publicado

2016-11-09

Edição

Seção

Artigos