As intervenções do estado no setor elétrico - uma análise financeira

Autores

  • Eric Fernando Boeck Daza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jéferson Rodrigo Ströher Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Luiz Alberto Mangoni Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/2316-5537.2015.2

Palavras-chave:

Avaliação de empresas, risco, setor elétrico

Resumo

O objetivo desse trabalho é discutir se a intervenção do Estado pode influenciar os resultados financeiros e o valor das empresas, utilizando como case o setor elétrico. A análise foi realizada a partir de dados trimestrais da empresa ELETROPAULO, no período entre 1999 e 2012, utilizando regressão multivariável, testando 10 variáveis independentes e duas variáveis dummys que representam os dois períodos em que há interferência do Estado na empresa. A metodologia proposta apresentou um resultado estatisticamente representativo. Com as análises realizadas, foi possível concluir que as intervenções do Estado podem promover tanto alterações negativas quanto alterações positivas a curto prazo no resultado da empresa, mas que a longo prazo não são sustentáveis.

Biografia do Autor

Eric Fernando Boeck Daza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria – RS;

Mestre em Engenharia Elétrica pela UFSM em Santa Maria – RS;

Mestre em Gestão de Negócios de Energia pelo Instituto Espanhol de Energia (ENERCLUB) em Madri-Espanha;

Mestre em Economia pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) em São Leopoldo – RS.

Jéferson Rodrigo Ströher, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Ciências Contábeis pela Unisinos, possui especialização (MBA) em Controladoria, Finanças e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil (2013). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil (2008). Atualmente é Coordenador Administrativo da ASAV - Colégio Anchieta.

Luiz Alberto Mangoni, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Ciências Contábeis - Linha de pesquisa em Finanças - pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, iniciado em 2013. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Com especialização em Administração Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (2001). É Supervisor de Tesouraria na empresa Grendene S/A. Atua como professor da Faculdade dos Imigrantes (Caxias do Sul) para as disciplinas de Análise de Investimentos, Análise das Demonstrações Contábeis e Administração Financeira. Também é professor no CESF - Centro de Ensino Superior Cenecistade Farroupilha ministrando as disciplinas de Administração Financeira e Orçamentos I e II

Downloads

Publicado

2015-03-25

Edição

Seção

Dossiê