Percepção ambiental de discentes sobre o uso de sacolas plásticas

Autores

  • Danilo Aparecido Alves Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Endereço Postal: Av. Pedro Pedrossian, 725, Bairro Universitário, Paranaíba - MS. E-mail: alvesedanilo@gmail.com
  • Geraldino Carneiro de Araújo UFMS/CPAR Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Administração pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i1.3548

Palavras-chave:

Sacolas plásticas, percepção ambiental, consciência ambiental

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar a percepção de futuros administradores (discentes) sobre as sacolas plásticas, considerando a questão ambiental. Este trabalho tem como contextualização teórica a problemática das sacolas plásticas em relação ao meio ambiente. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, usando a técnica de grupo focal. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados mostram que os integrantes do grupo focal entendem da problemática das sacolas plásticas e percebem sua utilização como hábito cultural. Diante das análises dos dados, não ficou evidenciada a consciência ambiental. Houve evidências de conhecimento sobre as implicações ambientais das sacolas plásticas, bem como percepções de que a universidade promove discussões sobre o tema em prol da mudança de comportamentos. Os futuros administradores do grupo focal possuem certo nível de conhecimento, entretanto não foram notadas habilidades e atitudes que pudessem mitigar a problemática das sacolas plásticas.

Biografia do Autor

Danilo Aparecido Alves, Graduado em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Endereço Postal: Av. Pedro Pedrossian, 725, Bairro Universitário, Paranaíba - MS. E-mail: alvesedanilo@gmail.com

Bacharel em Administração (UFMS/CPAR)

Geraldino Carneiro de Araújo, UFMS/CPAR Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Administração pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Administrador, Mestre em Agronegócios (UFMS), Doutor em Administração (UNINOVE) e docente na UFMS/CPAR

Downloads

Publicado

2018-03-21

Edição

Seção

Artigos