Análise da relação do nível de educação financeira com os vieses comportamentais para universitários brasileiros

Autores

  • Taciane Graciele Fanck Kich Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Luis Felipe Dias Lopes Professor Associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Damiana Machado de Almeida Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Jonathan Saidelles Corrêa Mestrando e Pesquisador no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
  • Tuani de Oliveira Tavares Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.3760

Palavras-chave:

Framing, contabilidade mental, aversão à perda

Resumo

O estudo objetiva compreender como a educação financeira influencia nos vieses comportamentais framing, contabilidade mental e aversão à perda, por meio do relacionamento destas abordagens. Para tanto, elaborou-se um questionário envolvendo a identificação da educação financeira e dos três vieses comportamentais. A aplicação do instrumento de pesquisa foi realizada em três grupos amostrais de alunos (totalizando 568 alunos) de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, previamente classificados como alto, intermediário e baixo nível de educação financeira. Através de um exame individual para todos os respondentes da amostra, realizado por meio da análise de correspondência, detectou-se que a presença dos vieses comportamentais é verificada em maior quantidade no grupo de baixo nível de educação financeira. Entende-se que os indivíduos com maior nível de educação financeira apresentam menos probabilidade de influenciar-se por questões irracionais no processo decisório.

Biografia do Autor

Taciane Graciele Fanck Kich, Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Endereço: Av. Roraima nº 1000, Cidade Universitária, Prédio 74C, Bairro Camobi, Santa Maria - RS.

E-mail: tacikich@yahoo.com.br

Luis Felipe Dias Lopes, Professor Associado no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção  pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Matemática Licenciatura Plena pela Faculdade Imaculada Conceição (FIC).  Atua como Professor Associado no Departamento de Ciências Administrativas (UFSM). 

Damiana Machado de Almeida, Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduada em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Jonathan Saidelles Corrêa, Mestrando e Pesquisador no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Jonathan Saidelles Corrêa - Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Administração pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Atua como Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Tuani de Oliveira Tavares, Pesquisadora no Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Artigos