O processo de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de produtos lácteos de alto valor agregado: O caso Gran Mestri

Autores

  • Fernando Fantoni Bencke Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
  • Eliane Fátima Strapazzon Beduschi Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3916

Palavras-chave:

Inovação, processo de desenvolvimento de novos produtos, leite

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar o processo de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de produtos lácteos de alto valor agregado. A empresa Gran Mestri, localizada no Extremo-Oeste Catarinense, se destaca no cenário nacional pela produção do queijo tipo grana padano. O estudo contou com abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório, e o método de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com auxilio de roteiro semi-estruturado com 6 pessoas que ocupam funções estratégicas e participam do processo de inovação. Também foi utilizada pesquisa documental e observação não participante como técnicas de coleta de dados. Os principais resultados destacam: gestão de portfólio, estratégia, ambientes de projetos, ambientes de projetos, habilidades e recursos, posicionamento estratégico do produto, pesquisa de mercado, liderança, ferramentas tecnológicas e organizacionais e de apoio; equipes multifuncionais e implantação de um Showrrom. O desafio em preparar produtores para fornecer a matéria-prima, e o cliente, em reconhecer um novo produto, são os principais fatores que marcam o processo de desenvolvimento de novos produtos da empresa. Também foi possível identificar a contribuição da empresa com o desenvolvimento regional em tornar a Região Oeste Catarinense como uma das maiores bacias leiteiras do Brasil.

Biografia do Autor

Fernando Fantoni Bencke, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Administração, Mestre em Educação, Licenciado em Filosofia  e Bacharel em Administração. Atua como Professor e Pesquisador da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) no Doutorado em Administração e no Mestrado Profissional em Administração. 

Eliane Fátima Strapazzon Beduschi, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2007) e Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2014). Atualmente é professora e Coordenadora do Curso de Administração da Unoesc de Maravilha - SC.

Downloads

Publicado

2017-11-21

Edição

Seção

Artigos