Desafios da universidade empreendedora, abordagens para sua gestão

Autores

  • Guadalupe Gonzalez-Garcia UNIVERSIDAD AUTONOMA DEL ESTADO DE MEXICO http://orcid.org/0000-0002-4119-1187
  • Emanuel Ferreira-Leite UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Pós-doutor em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Aveiro (UA), Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto (UP), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).
  • Darline Maria Santos Bulhões Universidade de Pernambuco. http://orcid.org/0000-0001-8751-0158

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i1.4223

Palavras-chave:

Empreendedorismo, transferência de tecnologia e conhecimento, universidade empreendedora

Resumo

Este texto limita-se à reflexão de forma a contribuir para o debate sobre como desenvolver a universidade empreendedora num processo em que esta desempenha um papel fundamental na transferência de tecnologia e conhecimento. Pretende contribuir para a consolidação da universidade como formadora de empresários capaz de responder atempadamente às legítimas aspirações da sociedade moderna que transforma conhecimento em riqueza. A capacidade de realizar empreendimentos é essencial para a prosperidade da humanidade.

Biografia do Autor

Guadalupe Gonzalez-Garcia, UNIVERSIDAD AUTONOMA DEL ESTADO DE MEXICO

Profesora de carrera e investigadora en la Universidad Autónoma del Estado de México. Temas relacionados con emprendimeinto. Responsable de Centro de Talentos

 

Doutora e Mestre em Administración por la Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMEX). Professora de la Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMEX). Endereço Postal: Paseo Universidad S/N, Ciudad Universitaria, 50110 Toluca de Lerdo, México. E-mail: ggonzalezga@uaemex.mx

Emanuel Ferreira-Leite, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Pós-doutor em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Aveiro (UA), Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto (UP), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).

Investigador en temas de emprendimiento

 

Pós-doutor em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Aveiro (UA), Doutor em Ciências de Engenharia pela Universidade do Porto (UP), Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Graduado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE).

Darline Maria Santos Bulhões, Universidade de Pernambuco.

Maestrante

Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em MBA em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE), Graduada em Administração pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos