Empreendedorismo social e economia criativa: o caso do projeto NEOJIBA

Autores

  • Tatiane Lopes Duarte Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Rejane da Rosa Madruga Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i1.4369

Palavras-chave:

Empreendedorismo social, economia criativa, orquestras NEOJIBA

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar as características organizacionais e a forma de gestão de um projeto de orquestra infanto-juvenil. O referencial teórico concentra-se na abordagem da economia criativa e do empreendedorismo social. O objeto de investigação foi o Programa NEOJIBA (Bahia), para o qual realizou-se uma pesquisa exploratória, descritiva com abordagem qualitativa, estruturada em três etapas: documental, observação e entrevistas. A análise dos dados foi realizada por meio de análise textual, análise de protocolos e registro, análise de conteúdo e triangulação de dados. Os resultados das análises indicam que a gestão do projeto está associada com a preocupação em relação à proporção de tamanho que o programa está atingindo. Em relação aos principais fatores de sucesso, os entrevistados evidenciaram o papel do Maestro e Regente Ricardo Castro e sua rede de relacionamentos. Também foi destacada a preocupação com a excelência, com a marca NEOJIBA.

Biografia do Autor

Tatiane Lopes Duarte, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Administração/UFSM

Lúcia Rejane da Rosa Madruga, Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos