Relação entre desenvolvimento urbano sustentável e competitividade urbana

Autores

  • Carlos Rafael Röhrig da Costa Universidade Federal de Santa Maria Mestrando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Ciência da Computação e em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Endereço Postal: Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, Santa Maria/RS. E-mail: crcost@gmail.com.br
  • Francies Diego Motke Universidade Federal de Santa Maria
  • Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Schoproni Bichueti Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4580

Palavras-chave:

Sustentabilidade, cidades sustentáveis, competitividade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo identificar a relação entre o desenvolvimento urbano sustentável e a competitividade das cidades. Para isso, foram investigadas as 25 cidades mais competitivas do mundo através de uma pesquisa quantitativa e descritiva, a partir de dados secundários. Os resultados indicaram que, entre as cidades que foram analisadas, havia uma homogeneidade em relação aos índices de ocorrência de crimes, água potável e saneamento, conectividade, educação, saúde e poluição do ar. Ainda, apenas a variável Educação apresentou níveis significativos como influenciadora da competitividade das cidades. Com isso, a hipótese de que haveria relação positiva entre o desenvolvimento urbano sustentável e a competitividade urbana não foi suportada. Como limitação, citam-se o tamanho e a composição amostral, uma vez que apenas foram selecionadas as cidades mais competitivas do mundo. Como sugestão para estudos futuros, propõe-se a utilização de uma amostra mais representativa bem como a utilização de outros índices de sustentabilidade e competitividade das cidades para investigar a relação entre o desenvolvimento urbano sustentável e a competitividade urbana.

Biografia do Autor

Carlos Rafael Röhrig da Costa, Universidade Federal de Santa Maria Mestrando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Ciência da Computação e em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Endereço Postal: Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, Santa Maria/RS. E-mail: crcost@gmail.com.br

Mestrando na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Ciência da Computação e em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Endereço Postal: Av. Roraima, 1000, Cidade Universitária, Camobi, Santa Maria/RS. E-mail: crcost@gmail.com.br

Francies Diego Motke, Universidade Federal de Santa Maria

Francies Diego Motke - Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria.

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Jordana Marques Kneipp - Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas. Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria.

Roberto Schoproni Bichueti, Universidade Federal de Santa Maria

Roberto Schoproni Bichueti - Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Clandia Maffini Gomes - Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos