Estrutura de capital de empresas listadas na BM&FBovespa: uma análise pós-crise econômica (2008-2009)

Autores

  • Alex Eckert Universidade de Caxias do Sul - UCS http://orcid.org/0000-0002-8704-9549
  • Eduardo Tomedi Leites Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Marlei Salete Mecca Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Endrigo Bulla Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i2.4604

Palavras-chave:

Endividamento, crise econômica, estrutura de capital

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar a composição da estrutura de capital das empresas dos setores de telecomunicação e tecnologia da informação listadas na BM&FBOVESPA, em um período que sucedeu a primeira crise econômica do Século XXI. Assim, pode-se identificar se as empresas utilizam alguma forma de estrutura pré-estabelecida pelas teorias já existentes ou não e qual o risco da estrutura adotada por elas. Para o estudo proposto, foram utilizadas as quatro teorias mais influentes sobre este assunto, que são: a Teoria Tradicional, a Teoria de Modigliani e Miller, a Teoria de Static Trade-off e a Teoria de Pecking Order. Para atingir o objetivo, o método utilizado é o descritivo, através da análise documental e quantitativa dos dados apresentados. Para atingir o objetivo do estudo, foi efetuado levantamento bibliográfico e posteriormente foram calculados os índices de endividamento. Os resultados do estudo indicam que ambos os setores possuem alto grau de endividamento e que o capital de terceiros é tido como prioritário quando há necessidade pela busca por recursos.

Biografia do Autor

Alex Eckert, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutor em Administração - PUCRS/UCS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA-UCS

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Graduado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professor do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul (UCS).  Endereço Postal: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 – B. Petrópolis - Caxias do Sul / RS E-mail: aeckert@ucs.br

Eduardo Tomedi Leites, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre em Contabilidade e Controladoria - UNISINOS

Professor do Curso de Ciências Contábeis - UCS

Mestre em Ciências Contábeis Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Marlei Salete Mecca, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutora em Engenharia da Produção - UFSC

Professora do Curso de Ciências Contábeis - UCS

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Contabilidade e Controladoria pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Graduada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação Turismo e Hospitalidade - PPGTURH da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Endrigo Bulla, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul – UCS

Área do Conhecimento das Ciências Sociais

Downloads

Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Artigos